ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

25 educadores participam de curso sobre círculos de paz

Essa é a segunda capacitação do tipo destinada aos professores do município

17-10-2018 | 15:28:10

A segunda formação de facilitadores de Justiça Restaurativa do município, promovida pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e destinada aos educadores, teve início na manhã desta quarta-feira (17), no Centro Tecnológico Educacional de Pelotas (Cetep). O curso não gerou gastos à Prefeitura, pois é fruto de parceria entre o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e o Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul).

Durante o curso, que segue até sexta-feira (19), os 25 orientadores educacionais e professores inscritos irão aprender sobre métodos restaurativos e aplicação dos círculos não conflitivos de construção da paz.

Fotos: Marcel Ávila

A capacitação começou pela manhã, com a realização de um círculo de construção da paz, com o objetivo de identificar as expectativas e sentimentos dos novos facilitadores. À tarde, a abertura oficial reuniu representantes da Smed, Poder Judiciário e IFSul, que destacaram em suas falas a importância das Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei) e de Educação Fundamental (Emef) e Médio (Emem) contarem com profissionais habilitados para mediar relações em sala de aula.

“O movimento da Justiça Restaurativo é bastante novo no país, e tem a premissa de que a solução dos conflitos precisa partir dos próprios envolvidos nele”, esclareceu o juiz Marcelo Cabral.

Participaram do primeiro dia de curso o juiz e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Marcelo Cabral, o diretor-geral do campus Pelotas/IFSul, Carlos Corrêa, a orientadora da Smed, Jussara Cruz, e o chefe do setor de Ensino e Formação do instituto, Gilnei Oleiro.

Expectativas

Nas primeiras fileiras do auditório do Cetep, as orientadoras educacionais Olga Santos, da Emei Ivanir Dias, e Patrícia Inhaia, da Emef Raphael Brusque, aguardavam com expectativa o recomeço das atividades da tarde. Para as duas, que já haviam participado de círculos em outros cursos oferecidos pela secretaria, esta era a oportunidade de também se qualificarem para ajudar na reconstrução dos relacionamentos em seus educandários.

“Quero levar os círculos para a minha escola. Sabemos como as relações estão complicadas, e poder contar com mais essa ferramenta é um alívio”, disse com esperança Olga, que também atua na Emei Vinicius de Moraes.

Profissionais habilitados

As aulas serão ministradas até sexta-feira (19), das 8h às 12h e das 13h30min às 17h, pela professora do IFSul e formadora credenciada pelo Conselho Nacional de Justiça, Mara Sirlei Lemos. A intenção da Smed com a capacitação é ter nas escolas facilitadores prontos para atuar quando necessário. Ações como essa já ocorreram no ano passado e integram as estratégias de Justiça Restaurativa do Pacto Pelotas pela Paz.

pacto, formação, facilitadores, justiça restaurativa