ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Agentes de saúde relatam estratégias para promover a Saúde do Homem

Ação encerrou capacitação elaborada pelo grupo técnico da Diretoria de Ações em Saúde

13-12-2018 | 17:19:40

Esta quinta-feira (13) foi dedicada à apresentação de estratégias e ações que os agentes comunitários de saúde (ACSs) de Pelotas realizaram, junto às equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para promover a Saúde do Homem. O encontro, que ocorreu no auditório da CEEE, foi a quarta e última etapa de uma capacitação idealizada pelo grupo técnico da Diretoria de Ações em Saúde.  

Conceber o agente como um ator dinâmico no processo de qualificação do atendimento e de aproximação entre a unidade e a população foram alguns dos objetivos da atividade, explicou a enfermeira Carla Borges, responsável pela formação. “É uma oportunidade para que possamos refletir sobre as ações promovidas e os processos de trabalho, assim como as fragilidades e dificuldades enfrentadas. Precisamos seguir com o olhar ampliado em relação à saúde do homem”, acrescentou.

Fotos: Marcel Ávila

Durante o dia, 24 equipes relataram as iniciativas implantadas em suas localidades para incentivar o atendimento à população masculina – 14 pela manhã e 20 à tarde. Uma delas, a da UBS Sítio Floresta, planejou uma nova forma de se aproximar deste público-alvo: deslocando-se até os seus locais de trabalho. A ideia surgiu a partir da constatação de que os homens encontram mais resistência em buscar as UBSs em função dos seus empregos e que, por isso, precisavam ser sensibilizados justamente nestes espaços.

“Diferente do público feminino, que procura o atendimento e se cuida mais, a população masculina precisa de estratégias diferentes para receber o mesmo cuidado. No início, achamos que haveria rejeição por parte deles, mas o resultado foi bastante positivo”, disse a agente Josi Machado.  

Indo até as olarias, distribuidoras de alimentos e outros estabelecimentos que empregam os moradores do Sítio Floresta, a equipe pôde não só se aproximar, como também agendar consultas e realizar testes rápidos. A ACS Marlei Machado ressalta que o engajamento da UBS também ocorreu em outubro, com a organização da Mateada Rosa, promovida para conscientizar sobre a prevenção em Saúde da Mulher, dentro da programação do Outubro Rosa.

A capacitação, voltada a cerca de 340 agentes da rede municipal de saúde, também incentivou que todas as UBSs identificassem o perfil do homem em cada região – doenças mais prevalentes, como, quando e onde socializam, hábitos que possuem, quais espaços culturais habitam e fatores de risco que agravam e causam doenças, como sedentarismo, alcoolismo e tabagismo.  

Otimização de recursos

O evento também foi oportunidade para a realização de seminários de Otimização de Serviços em Tempos de Crise, com o objetivo de apresentar aos agentes o cenário financeiro atual da saúde em Pelotas, agravado pelos atrasos de repasses do governo estadual, e juntar esforços para economizar e superar a crise. 

Foto: Marcel Ávila

Desta forma, a Secretaria de Saúde (SMS) busca minimizar os transtornos e ouvir, dos próprios servidores, sugestões de contenção de despesas que podem ser aplicadas em seus ambientes de trabalho e, assim, evitar que serviços tenham que ser suspensos por falta de recursos.  

Os ACSs, divididos em grupos, puderam elencar medidas que consideram efetivas para a economia de recursos em suas unidades. Canecas de acrílico, alusivas à campanha ‘Seja Doce com Pelotas’ foram entregues aos funcionários para evitar o uso de copos descartáveis - uma das medidas de contenção de gastos já adotada pela SMS.

Tags

agentes comunitários de saúde, saúde do homem, população masculina

Carregando 0%
Carregando 0%