ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Assis Brasil sediará aulas do Projeto Start no Centro

Curso do Pacto Pelotas pela Paz, que qualifica adolescentes para mercado de trabalho e primeiro emprego, está com inscrições abertas até 27 de março

22-03-2019 | 11:07:22

O terceiro núcleo a receber as aulas do Projeto Start em 2019 foi definido. Depois do anúncio da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Joaquim Duval, na Santa Terezinha, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Caruccio, no Pestano, o Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, no Centro, contará com o projeto de prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz. A iniciativa da Prefeitura oferece oficinas gratuitas para o ingresso no mercado de trabalho.

Projeto Start abre inscrições à capacitação na Santa Terezinha e Pestano

Indicadores criminais de 2019 são analisados pelo GGI-M

Navegantes contará com Espaço de Referência para Juventude

Paula recebe comitiva para festejos de 90 anos do Assis Brasil

As inscrições, que podem ser feitas mediante retirada de ficha na secretaria do Assis Brasil, se iniciaram nesta quinta-feira (21) e seguem até a próxima quarta, dia 27 de março. O convite para que os jovens ingressem no projeto foi feito pela própria prefeita Paula Mascarenhas, que visitou sua antiga escola e conversou com os alunos nesta manhã.

Para um auditório lotado pelos estudantes do ensino médio, a chefe do Executivo Municipal explicou as ações desenvolvidas dentro do Pacto Pelotas pela Paz visando diminuir a violência e destacou o papel da juventude neste processo. Lembrou também que a falta de segurança mexe com todas as pessoas, independentemente da faixa etária, e por isso sua manutenção é uma responsabilidade coletiva.

“Os adolescentes têm um espaço importantíssimo, pois estão nessa fase de transição entre infância e vida adulta. Os jovens querem entender quem são, querem autonomia e independência. Quando conseguem esse espaço, se fortalecem”, disse Paula.

Justamente para apostar nas potencialidades dos jovens que vivem em Pelotas, e trabalhar o futuro da cidade, que o Start foi criado. Num período de dois meses, eles são apresentados ao mundo do trabalho e a lições básicas sobre como montar currículos, participar de entrevistas, entre outros assuntos.

Em 2019, o Assis Brasil completa 90 anos e a presença da iniciativa no educandário faz parte de um trabalho da direção para resgatar sua história e envolver a comunidade acadêmica. “A segunda maior escola do Rio Grande do Sul não podia ficar de fora. Alunos de toda Pelotas, de todas as classes, estudam aqui. É papel da escola dar perspectivas e mostrar horizontes”, avaliou o diretor Fábio Padilha Silva.

Prefeita fez o convite aos alunos do Assis Brasil para que se inscrevam no Projeto Start - Fotos: Gustavo Vara

Terceira turma

Depois de formar 55 jovens do Sítio Floresta, Areal e Colônia Z3, e 70 de Getúlio Vargas, Navegantes e Laranjal, a terceira turma do Projeto Start é formada pelos núcleos Santa Terezinha, Pestano e Centro. A novidade desta vez é o formato com inscrições que, conforme o idealizador do Start, Pablo Salomão, busca motivar e envolver mais os alunos, bem como diminuir a evasão.

As inscrições na Santa Terezinha ocorreram entre 15 e 19 de março, para estudantes da Joaquim Duval, moradores da região e da Cohab Lindóia. Cerca de 80 pessoas mostraram interesse e agora será feita uma seleção. No Pestano, o processo teve início na última segunda (18) e segue até esta sexta (22).

As aulas, divididas em seis módulos, vão ocorrer durante oito semanas, no período da tarde. Elas começam na primeira semana do mês de abril e acontecem sempre às terças-feiras na Francisco Caruccio, às quartas-feiras no Assis Brasil e às sextas-feiras na Joaquim Duval, durante duas horas e meia. O Projeto Start é uma parceria da Prefeitura com o CIEE, envolvendo as secretarias de Assistência Social, Cultura e Educação e Desporto.

Confira mais fotos do encontro no Flickr da Prefeitura.

pacto pelotas pela paz, projeto start, assis brasil, centro, joaquim duval, santa terezinha, francisco caruccio, pestano, escola, inscrição