ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Aulas do Start abordam preparação para entrevistas e currículos

Em parceria com o CIEE, Prefeitura levou os conhecimentos para jovens do Navegantes

18-09-2019 | 16:42:53

Nervosismo e ansiedade são algumas das sensações associadas a uma entrevista de emprego. Para quem está atrás da primeira oportunidade no mercado de trabalho, esses sentimentos costumam ser ainda mais fortes, principalmente quando não há uma preparação sobre como se portar em um momento tão decisivo para o futuro. Pensando nisso, o Projeto Start da Prefeitura tem duas aulas (de um total de oito) voltadas tanto a entrevistas como à preparação de currículo, ministradas em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Nesta quarta-feira (18), cerca de 25 alunos se encontraram no Espaço de Referência para a Juventude, localizado no Navegantes, para aprender mais acerca do assunto.

Projeto Start dá início à capacitação da quarta turma

Espaço da Juventude abre novas oportunidade no Navegantes

Alunos do Start aprendem sobre empreendedorismo na Vila Princesa

A recrutadora do CIEE, Aline Hernande, explicou o que se deve e não deve fazer, como se portar, vestir e apresentar em uma seleção. A professora também aplicou um teste psicológico, focado nas aptidões de cada jovem e nos pontos a serem melhorados.

As regras do mercado de trabalho precisam ser aplicadas durante o Start, enfatizou o coordenador do projeto, Pablo Salomão. Pontualidade e assiduidade, respeito aos colegas e professores e vestimentas apropriadas contam na hora da avaliação final, a fim de que possam se graduar.

Em família

Pietra Rafaela Souza, 21 anos, ingressou no Start para acompanhar o irmão Henrique, 17 anos. “As aulas são muito boas, essenciais para o nosso desenvolvimento. Antes meu irmão não conseguia olhar para o lado, e agora vai pra frente e fala pra sala cheia”, conta Pietra que, estimulada pelo projeto, se prepara para fazer a prova do Enem. O objetivo é ingressar no ensino superior, no curso de Química Forense.

Fotos: Gustavo Vara

Start

O Projeto Start é uma das frentes de atuação do Banco de Oportunidades, que promove oficinas de esporte, artes e profissionalização, além de captar vagas de trabalho. Até agora, mais de 1.100 oportunidades foram captadas dentro da iniciativa, que integra os projetos de prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz.

O curso surgiu de uma necessidade apresentada pelas instituições parceiras do Pacto Pelotas pela Paz: a capacitação de jovens, entre 14 e 24 anos, para que cheguem mais preparados ao primeiro emprego. Divididos em seis módulos, os encontros abordam empreendedorismo, liderança, comunicação, produção de currículos e preparação para entrevistas.

As aulas contam com professores do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e secretarias municipais de Assistência Social, de Cultura e de Educação e Desporto. O projeto já formou 230 jovens dos núcleos Sítio Floresta, Areal, Colônia Z3, Getúlio Vargas, Navegantes, Laranjal, Santa Terezinha, Pestano e Centro, em três turmas. A quarta turma tem aulas na Vila Princesa, Navegantes e Centro.

Espaço de Referência para a Juventude

Foto: Gustavo Vara

Inaugurado no fim de junho, no Cras São Gonçalo, o Espaço conta com cursos profissionalizantes gratuitos para os moradores do Navegantes. Atualmente ocorrem aulas semanais de: frentista de posto de combustível, atendimento de portaria e zeladoria, conferente e arrumador de cargas, recepcionista e telefonista, técnicas de vendas, inglês básico e preparação para o mercado de trabalho.

O Espaço da Juventude foi criado para estimular o protagonismo e a profissionalização do jovem. Feito para ser apropriado pela comunidade do São Gonçalo, a ideia é que o modelo seja replicado em outras regiões do município, buscando também prevenir a violência ao criar novas oportunidades.

pacto pelotas pela paz, projeto start, banco de oportunidades, espaço de referência para a juventude, navegantes