ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Balneário dos Prazeres recebe mutirão de combate ao Aedes

No total, 37 tubitos com larvas foram coletados pela Vigilância Ambiental e 25 cargas de resíduos e lixo recolhidas das vias

20-02-2019 | 17:44:13

A quarta-feira (20) foi de trabalho intenso da Prefeitura no Balneário dos Prazeres. O Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (Vigiams), a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), com a Defesa Civil, se reuniram em um mutirão com um objetivo bem específico: o combate aos focos dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Fotos: Janine Tomberg

O número de pontos identificados subiu para 29 na última terça-feira (19), com oito novos justamente no Balneário dos Prazeres. As regiões da Balsa, Centro, Laranjal, Três Vendas e Fragata também já registraram a presença de focos. Cerca de 60 pessoas integraram a equipe que realizou visitas às residências, buscando conscientizar os moradores e vistoriar imóveis com possíveis criadouros. Parte do grupo atuou ainda no recolhimento de entulhos e lixo depositados irregularmente.

Conforme a chefe da Vigiams, Isabel Madrid, 37 tubitos com larvas foram coletados no mutirão desta quarta e serão encaminhados para análise dos biólogos, a fim de verificar se há a presença das larvas dos mosquitos causadores de doenças como a dengue, zika vírus, febre amarela e febre chikungunya. O principal problema enfrentado, destaca Isabel, é o descarte incorreto de resíduos, principalmente em áreas verdes em que o maquinário da limpeza urbana não tem acesso.

“Não enfrentamos tantas recusas para as visitas por parte da população, mas encontramos muitas casas fechadas. A população também larga muito lixo na rua e na beira da praia, junto à mata, o que dificulta”, explicou a chefe da Vigiams.

Entre os moradores, que receberam avisos sobre o mutirão para que juntassem seus resíduos, a ação foi bem recebida. Mariana e Loni Dutra, que vivem há dois anos no Balneário dos Prazeres, contaram que a visita da Vigilância Ambiental foi muito tranquila, pois já tinham o cuidado com recipientes que podem se tornar criadouros, bem como a destinação do lixo ao local apropriado. “Essa não foi a primeira vez. Sempre recebemos as visitas dos agentes”, contou Mariana.

Serviços Urbanos apoia trabalho da Vigilância Ambiental

A ação teve apoio de equipes da Ssui e envolveu as Coordenadorias de Serviços e Ações Comunitárias (Cosacs) da cidade, focadas no combate a proliferação dos mosquitos Aedes. No cronograma de trabalhos, a limpeza de valetas e remoção de entulhos, focos potenciais de insetos. 

Fotos: Janine Tomberg

Ao todo, 25 cargas de resíduos foram removidas e levadas para local adequado. Oito caminhões-caçamba e seis retroescavadeiras participaram do mutirão, que percorreu as avenidas Amazonas, Santa Catarina e Minas Gerais, além do entorno da Praça Aratiba e de trecho de mata localizado próxima a avenida Guanabara. 

Saibro

Na rua Torres, também no Balneário dos Prazeres, equipes de patrolamento aplicavam saibro na via e corrigiam os problemas causados pelas chuvas intensas, como alagamentos. Cerca de 180 metros cúbicos de matéria-prima foram aplicados na recuperação do trecho. 

Outra frente de trabalho atuava no Balneário Santo Antônio, onde grupos do programa Mão de Obra Prisional continuam atuando na limpeza das valetas e equipes da Ssui trabalham na limpeza urbana.

Carregando 0%
Carregando 0%