ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Geral

Blitz de combate a maus-tratos em cavalos aborda 15 carroças

Nenhum dos 18 animais examinados estava maltratado. Conselho Tutelar foi acionado para encaminhamento de dois menores que conduziam veículo de tração animal

Por Joice Lima 19-06-2019 | 18:15:17

Na tarde desta quarta-feira (19), uma blitz de fiscalização de carroças, organizada pelo Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa) com participação de diversas secretarias municipais, abordou 15 veículos de tração animal para conferência da saúde dos cavalos e orientação das pessoas quanto à documentação de veículos sem placa. Ao todo, 18 animais foram examinados e em nenhum deles foi constatado maus-tratos. Na Guabiroba, uma carroça era conduzida por dois menores – o Conselho Tutelar foi chamado para encaminhar os meninos às suas residências.  

Logo na saída da STT, na Conde de Porto Alegre, a blitz já fez diversas abordagens - Fotos: Igor Sobral

A ideia inicial da blitz era percorrer a zona oeste do município, passando pela Vila Farroupilha, Vila Gotuzzo, Guabiroba e área às margens do canal São Gonçalo. O grupo partiu por volta das 14h da sede da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), localizada na rua Conde Porto Alegre, no bairro Porto, em direção ao Fragata, e, já pelo caminho, foi abordando os veículos de tração animal que encontrava: antes de chegar à Vila Farroupilha, a blitz já tinha abordado mais de 10 carroças.   

Procedimento

Guardas Municipais, em moto, faziam a abordagem inicial e revista da(s) pessoa(s) que ocupava a carroça, a fim de se certificarem de que não estava armada e não representava perigo, para que a ação pudesse ser realizada tranquilamente. Agentes da STT, então, verificavam a situação legal do veículo: cada carroça deve ser emplacada; aquelas que tinham a documentação em dia, recebiam a placa no ato; os donos das demais eram orientados a comparecer à sede da STT para providenciar a documentação. Na sequência, servidoras do setor de Fiscalização da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e Comupa examinavam o cavalo, para verificar suas condições físicas e certificar-se de que o animal não é vítima de maus-tratos. Para satisfação da equipe, nenhum dos cavalos examinados era maltratado.  

“Outro ponto positivo foi que uma das carroças, que já havia sido abordada em outra blitz, tinha providenciado os documentos, seguindo a orientação dos agentes”, contou o presidente do Comupa, Henrique Fetter. Ele disse que as blitz de combate a maus-tratos em animais devem continuar ocorrendo duas vezes ao mês, até o final do governo Paula Mascarenhas.    

Tanto a Hospedaria de Grandes Animais da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) quanto o Conselho Tutelar estavam de sobreaviso sobre a ação, a fim de estarem prontos a acolher cavalos maltratados ou menores de idade que estivessem conduzindo carroças. A equipe também estava preparada para alertar o Canil Municipal caso se deparasse com cães de rua no cio.  

Além do Comupa, da GM e das secretarias de Qualidade Ambiental, Serviços Urbanos e Transporte e Trânsito, também a Assessoria de Relações Institucionais participa das ações. A previsão é de que a próxima ação ocorra ainda em junho.

Tags

blitz, cavalos, comupa, conselho tutelar, maus-tratos em animais

Carregando 0%
Carregando 0%