ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Cada Jovem Conta será apresentado em evento estadual

Feira de Soluções para Saúde será realizada em Bento Gonçalves na próxima semana

Por Ascom 18-04-2019 | 15:32:21

O Programa Cada Jovem Conta em Pelotas foi reconhecido como experiência inovadora e será apresentado na Feira de Soluções para Saúde, que será realizada de segunda a quinta-feira (22 a 25), em Bento Gonçalves, paralelo ao 31º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. O Objetivo da Feira é oferecer espaços para a discussão, propostas e soluções relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Tu conheces o Programa?

Conheça um pouquinho do Cada Jovem Conta: A saúde como elo na prevenção à violência

No Rio Grande do Sul, o Atlas da Violência do IPEA (BRASIL, 2017) aponta um aumento de 40% na taxa de homicídios. No município de Pelotas houve aumento de 28 para 112 casos, entre 2005 e 2017 (RS, 2018).
O Programa Cada Jovem Conta traz uma experiência de combate à violência no nível primário. Diante da complexidade das ações em saúde neste contexto, percebeu-se a necessidade da criação de comitês intersetoriais para identificação e acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de risco para a violência, construindo um plano único de ação preventiva. Como elo do processo, os serviços de atenção básica que atuam com ênfase no território e na produção de vínculo com a população local, adquirem papel estratégico.

Objetivo da Experiência

Estreitar vínculos das famílias com a rede de atenção básica, educação e assistência social; fortalecer as redes de proteção às crianças e adolescentes; reduzir fatores de risco e ampliar fatores de proteção para prevenção da violência, impactando positivamente na frequência e rendimento escolar.

Metodologia

Foram organizadas dez áreas de atuação, chamados Comitês Territoriais (CT), localizados nas áreas identificadas pelo Observatório Municipal de Segurança Pública, através do georreferenciamento dos Crimes Violentos Letais Intencionais nos anos de 2015 a 2017. Os Comitês articulam, a partir da rede de atenção básica em saúde, os demais setores que integram as políticas públicas municipais, com ênfase em educação e assistência social. Os encontros têm frequência quinzenal para estudos de caso, construção de planos de atendimento e registros online. Cada serviço se responsabiliza pela execução das ações deliberadas e as informa no prontuário online para monitoramento dos indicadores.

Resultados

Durante o ano de 2018 foram acompanhados 200 casos. Através dos procedimentos de monitoramento de indicadores avaliou-se durante o segundo semestre que, em média, 60% dos alunos apresentaram melhora de frequência escolar e 87% melhora de conduta na escola. Foram avaliados esses indicadores por estarem entre os principais fatores de risco para a violência. Tais resultados foram possíveis a partir da melhora da gestão do trabalho em rede e do acesso prioritário aos serviços e oportunidades, para as crianças, adolescentes e suas famílias. O fortalecimento do vínculo das famílias com os serviços e maior agilidade no atendimento em saúde foram fatores que contribuíram para os resultados.

Redução dos fatores de risco

Conclui-se que o Cada Jovem Conta promove avanços na gestão do trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecimento das redes nos territórios. A experiência passou a ter comprometimento com uma visão ampliada do conceito de saúde e doença atendendo ao que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS) no seu conceito ampliado de saúde. Os resultados apontam que o trabalho tem sido efetivo na redução dos fatores de risco e ampliação dos fatores de proteção, considerando a integralidade e a equidade, a otimização de fluxos e recursos humanos.

cada jovem conta, pacto pelotas pela paz, feira de soluções para saúde, proteção a crianças e adolescentes