ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Castelo Simões Lopes recebe visitantes no Dia do Patrimônio

Passeio guiado integra programação do evento no domingo (19)

14-08-2018 | 14:42:57

Neste domingo (19) o Castelo Simões Lopes, localizado na avenida Brasil, 824, estará aberto à visitação das 14h às 17h. A atividade faz parte do Dia do Patrimônio 2018, que neste ano tem como tema a "Pelotas Imaterial: Saberes, Fazeres e Ofícios".

Fotos: Gustavo Mansur.

O local, construído no início da década de 1920, foi moradia de Augusto Simões Lopes, filho do charqueador João Simões Lopes Filho, o Visconde da Graça. A edificação tem dois andares e um porão, localizada em terreno de 6.331 metros quadrados. A arquitetura com sacadas e torre lembra os castelos medievais.

Hoje, a antiga morada da família Simões encontra-se com parte do telhado comprometido, e a ação do tempo e do vandalismo pode ser percebida no prédio, que esteve desocupado por um período. Há cerca de dois anos se iniciou o processo de combate ao abandono do local, que não perde seu encanto, representado pela arquitetura e esplendor de seus aposentos.

Restauro

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), o prédio está no início do seu processo de recuperação, viabilizado pela lei municipal 6.311 de 2016, que autoriza o poder executivo a conceder permissão administrativa para uso criativo, revitalização e restauração dos imóveis públicos que fazem parte do patrimônio histórico e cultural de Pelotas.

O Instituto Eckart, vencedor da licitação, revitaliza o jardim histórico. A primeira etapa da obra começa na parte externa, e inclui ainda a reforma do muro e da garagem. O Castelo será aberto em breve para visitação da população, na área do jardim, que deve se tornar mais uma opção de lazer para os pelotenses.

Veja a programação completa do Dia do Patrimônio 2018

Confira mais fotos no álbum do Flickr da Prefeitura.

castelo simões lopes, instituto eckart