ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Clube Caixeiral completa 140 anos com extensa programação

Comemorações se iniciam no domingo (8) e vão até o dia 18 de dezembro

04-12-2019 | 16:22:20

Nesta quarta-feira (4), a prefeita Paula Mascarenhas recebeu representantes do Clube Caixeiral de Pelotas, que em 2019 completa 140 anos. Na ocasião, o presidente da entidade, Victor Hugo Siqueira, entregou convite à gestora para participar das ações alusivas à data, que serão realizadas entre os dias 8 e 18 de dezembro.

Fotos: Gustavo Vara

Segundo a prefeita, o Clube é um dos mais antigos do estado e muito importante para a história de Pelotas. “Não só o prédio do Caixeiral é um patrimônio arquitetônico e histórico, como também a própria entidade tem grande relevância cultural e social para a cidade”. A comitiva também entregou o convite ao vice-prefeito Idemar Barz.

Foto: Divulgação

Fundado em 25 de dezembro de 1879 o Caixeiral surgiu da mobilização de comerciários que reivindicavam o direito de descansar aos domingos e feriados, algo que na época não ocorria. O prédio foi construído pelo arquiteto Caetano Casaretto e finalizado em 1904.

Entre o acervo estão imagens e objetos de antigos presidentes, exposição fotográfica dos prédios da cidade, além de um espaço dedicado a primeira Miss Universo brasileira: Yolanda Pereira. O Clube fica na Praça Coronel Pedro Osório, 106.

8 de dezembro – Domingo

• 16h – Carreata de abertura da semana comemorativa dos 140 anos do Clube Caixeiral. A concentração se inicia às 15h, na rua Anchieta, entre a rua 7 de Setembro e a Praça Coronel Pedro Osório. O comboio percorrerá as principais vias da cidade.

9 de dezembro – Segunda-feira

• 16h – Abertura do projeto de arrecadação de livros para reativação da biblioteca do clube.

10 de dezembro – Terça-feira

• 15h – Visita ao mausoléu do Clube Caixeiral no cemitério São Francisco de Paula.

11 de dezembro – Quarta-feira

• 19h – Audiência Pública, na Câmara de Vereadores, alusiva aos 140 anos.

12 de dezembro – Quinta-feira

• 19h – Missão em ação de graças na Capela Nossa Senhora da Conceição, rua Gonçalves Chaves, 602.

14 de dezembro – Sábado

• 20h – Solenidade de 140 do Clube Caixeiral de Pelotas.
  • 21h – Jantar festivo na sede do Clube. Ingressos à venda na secretaria da entidade. (Traje Social).

18 de dezembro – Quarta-feira

• 20h – Ceia de Natal do Clube Caixeiral. Ingressos e informações na secretaria do Clube.

clube caixeiral, 140 anos, homenagem, aniversário, história