ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Combate ao Aedes aegypti será reforçado na próxima semana

Ações de enfrentamento estarão concentradas nas áreas de maior risco e incidência de focos do mosquito

Por Luiza Assumpção 13-11-2019 | 11:40:30

Na segunda-feira (18), a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia atividades que integram a Semana Nacional de Mobilização de Combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, e febre amarela urbana.

Segundo a chefe da Vigilância Ambiental em Saúde (Vigiams), médica-veterinária Isabel Madrid, as ações de enfrentamento estarão concentradas nas áreas de maior risco e nos locais em que houve incidência de focos do mosquito. A programação da Semana prossegue até sábado (23).

Imagem: Ministério da Saúde

Conheça a programação

• Dia 18 – segunda-feira pela manhã – Mutirão de limpeza no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula.
  • Dia 19 – terça-feira – manhã e tarde – Atividade educativa com crianças das Emeis Érico Veríssimo e da Nestor Rodrigues.
  • Dia 20 – quarta-feira à tarde – Blitz educativa na rótula da avenida Domingos de Almeida com São Francisco de Paula. O apoio é da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (STT).
  • Dia 21 - quinta-feira – manhã e tarde – Ação educativa, com apoio do 9° Batalhão de Infantaria Motorizada na região do Balneário dos Prazeres.
  • Dia 22 – sexta-feira – manhã e tarde – Ação educativa com apoio do 9° Batalhão de Infantaria Motorizada nos bairros Porto, Centro e Simões Lopes.
  • Dia 23 – Sábado – visitas de Li+T no Porto.

Desde o início do ano, foram identificados 102 focos para o mosquito Aedes; no mesmo período, em 2018, apenas 40. Destes 102 pontos encontrados, 54% estavam nos bairros Fragata e Balneário dos Prazeres, seguido pelo Centro (21%) e Porto (12%), salienta a chefe da Vigilância Ambiental em Saúde.

O órgão detectou, proporcionalmente, ambas espécies, Aedes alpobictus e aegypti, no município: a "albopictus" predominou em 100% dos casos no Balneário dos Prazeres e em 95% no Centro. O Laboratório de Vetores da Vigiams, até agosto, analisou mais de 40 mil larvas de culicídeos, entre as quais 1,4% foram constatadas como Aedes.

Levantamento na cidade

No momento, a equipe da SMS realiza o Levantamento Rápido de Índice para Aedes (LIRAa), em amostragem do número total de imóveis de Pelotas. Este método permite obter indicadores entomológicos. Salienta, Isabel Madrid, que todo o Estado está vivenciando uma situação de alerta neste ano, e a cada dia, novos municípios ganham o status de "infestado".

Portanto, o risco de entrada e perpetuação deste inseto é alto e consequentemente, aumenta o risco de uma pessoa ser infectada em outra cidade e, ao retornar a Pelotas, contaminar o mosquito que poderá contaminar outra pessoa. A médica-veterinária tranquiliza a população.

"Não existem casos autóctones de doenças transmitidas por Aedes em Pelotas, mas a Secretaria de Saúde mobiliza todos os esforços da Vigilância para manter todos os bairros sem riscos e ocorrências", explica Isabel. Ela enfatiza que o apoio da população é fundamental à prevenção, haja vista os potenciais criadouros do mosquito encontrados em residências e comércios.

Principais cuidados

Na primavera, as altas temperaturas e pancadas de chuva são combinação perfeita ao surgimento de criadouros do Aedes aegypti. As principais ações de prevenção estão focadas em medidas que visam impedir a proliferação do mosquito em recipientes encontrados comumente nas moradias.

• Tampar caixas d'água, tonéis e latões.
  • Guardar garrafas vazias viradas para baixo.
  • Armazenar pneus sob abrigos.
  • Não acumular água nos pratos de vasos de plantas, e enchê-los com areia.
  • Limpar e escovar bebedouros de animais semanalmente.
  • Evitar deixar qualquer objeto como brinquedos ao ar livre, pois podem juntar água da chuva.
  • Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises.
  • Deixar as lixeiras sempre fechadas.
  • Tratar, semanalmente, ralos e sanitários com pouco uso.
  • Tratar piscinas continuamente, durante todo o ano, com cloro.

semana nacional de mobilização, combate ao Aedes aegypti, programação em Pelotas, de 18 a 23 de novembro, enfrentamento nas áreas de risco, principais ações de prevenção, cuidados