ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Comunidade da Balsa organiza homenagens para Iemanjá

Prefeitura, forças de segurança e Associação de Moradores reuniram-se para alinhar os festejos, que ocorrem nos dias 1º e 2, na praça Darci Pinho

23-01-2019 | 15:28:49

Em frente à gruta de Iemanjá, na praça Darci Pinho, da Balsa, representantes da Prefeitura, Brigada Militar (BM) e Associação de Moradores reuniram-se, na tarde desta quarta-feira (23), para tratar da organização da 23ª Festa em Homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá. 

Secretarias de Cultura, Transporte e Trânsito, Serviços Urbanos e Infraestrutura, além da Guarda Municipal e BM confirmaram o apoio aos festejos, através de serviços de segurança, limpeza e iluminação. Cerca de 3 mil pessoas são aguardadas no evento, garante o presidente da Associação, João Paulo Pinho.  

Reunião discutiu organização da festa. Foto: Marcel Ávila

Homenagens

Uma procissão pelas principais ruas do bairro, com a imagem de Iemanjá, marca o início da Festa na sexta-feira (1º), a partir das 22h. Em seguida, os festejos seguem na praça Darci Pinho, com as homenagens dos Centros de Umbanda, fiéis e simpatizantes à orixá, e se estendem pela madrugada. No sábado, dia (2), a festa será retomada às 13h, com a ida de Iemanjá, de barco pelo canal São Gonçalo, até o Quadrado, no Porto.  

A procissão fluvial está prevista para retornar às 17h, a tempo de esperar a passagem da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, que vem pelo canal desde a Colônia Z-3. O encontro das imagens será à beira da água, no palco montado na praça. A 23ª edição da festa está marcada para terminar às 19h. Guarda Municipal e Brigada Militar acompanharão as festividades para garantir a segurança dos participantes.  

Trânsito  

A partir das 20h de sexta (1º), a Estrada do Engenho será interrompida nas esquinas com as ruas Tiradentes e Paulo Guilayn, e será liberada com o término dos festejos na madrugada. Os mesmos pontos voltam a ser bloqueados no início da tarde de sábado (2).  

A rota dos ônibus que circulam por estas vias será alterada da seguinte forma: no sentido Centro/bairro, o transporte percorre as vias Tiradentes, João Thomas Munhoz, Paulo Guilayn e Pedro Osório de Brito; e no sentido bairro/Centro, os ônibus percorrem as mesmas vias, no sentido inverso.

As secretarias de Qualidade Ambiental e de Desenvolvimento Rural também dão suporte para a realização do evento.  

Tags

iemanjá, nossa senhora dos navegantes, balsa, festejos, homenagens

Carregando 0%
Carregando 0%