ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Concerto celebra 100 anos do Conservatório de Música

Recital com 11 docentes da UFPel concluiu as comemorações alusivas ao centenário da instituição no município

19-09-2018 | 14:03:31

Um recital com 11 professores dos cursos de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) encerrou as celebrações dos 100 anos do Conservatório de Música, na noite desta terça-feira (18). A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a abertura do evento, no Salão Milton de Lemos, que também promoveu o descerramento da placa alusiva ao centenário da instituição.

Fotos: Gustavo Vara

A chefe do Executivo Municipal ressaltou a relevância da unidade à história do município e sua responsabilidade por enaltecer o que ele tem de melhor: sua memória, seus talentos e cultura.

"Que a data especial e significativa desta noite anuncie um caminho de muito trabalho, com desafios a vencer, mas também de muitas realizações, arte e alegrias proporcionadas a toda população", disse a prefeita.

Gerente do Sesc/Pelotas, Luis Fernando Parada apontou a atuação da unidade como fundamental para a formação cultural e musical da cidade, que sedia em 2019 o 9º Festival Internacional Sesc de Música, de 14 a 25 de janeiro.

“Era para ser um evento itinerante, mas pela forma como os pelotenses sempre o acolheram, não conseguimos imaginar outro lugar para realizá-lo”, acrescentou.

Pedro Curi Hallal, reitor da UFPel, afirmou admirar o trabalho e o compromisso dedicados pela equipe do Conservatório à entidade. “O carinho e o respeito com que o mencionam sempre motiva e impulsiona a luta pela preservação e valorização do espaço”, considerou Hallal.

A diretora da instituição centenária, Leonora Oxley Rodrigues, destacou a importância da Associação dos Amigos do Conservatório de Música, responsável por angariar recursos aplicados na infraestrutura do prédio, visando a requalificação do local. A diretora também homenageou Patrícia de Lemos, neta do professor e ex-diretor do Conservatório, Milton de Lemos, que dá nome ao Salão.

Patrimônio cultural

Desde sua inauguração, em 18 de setembro de 1918, o Conservatório de Música é a única instituição voltada ao ensino musical com atividades ininterruptas em Pelotas, além de manter o Salão de Concertos. É a segunda entidade do gênero fundada no Rio Grande do Sul e a quinta no Brasil.

Em julho de 2004, foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado, e uma das unidades que contribuíram para a criação da UFPel, há 49 anos. Com cem anos de atuação, o Conservatório busca promover, valorizar e perpetuar a arte musical no município, através do estímulo a jovens artistas e do enaltecimento de renomados nomes da música.

Concerto tradicional

Na conclusão das comemorações, o recital de docentes desta terça contou com a apresentação de Carlos Soares, Germano Mayer, João Straub, Jonas Klug, José Homero Pires, Leonora Oxley, Marcelo Borba, Marcelo Cazarré, Raul d’Avila, Thiago Colombo e Werner Ewald, que executaram obras autorias e de artistas internacionalmente reconhecidos.

Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.

conservatório de música, centenário, recital, concerto de professores, ufpel