ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Construção coletiva de histórias é aliada na prevenção à violência

Emef Mário Meneghetti é um dos locais que recebe o programa Conte Comigo, do Pacto Pelotas pela Paz, que reflete no desenvolvimento cognitivo e nas habilidades de raciocínio lógico das crianças

07-11-2019 | 15:21:18

Aprender a escutar mais o outro, dialogar sobre sentimentos e emoções, e melhorar aspectos como atenção e concentração. Estes são alguns dos benefícios apontados pela professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mário Meneghetti, Celina Meirelles, para descrever o reflexo do programa Conte Comigo, do Pacto Pelotas pela Paz, no desenvolvimento dos seus alunos. De setembro a outubro, o educandário recebeu a iniciativa que atribui aos livros o poder de transformação e o considera um aliado na prevenção à violência.

Como sugere o nome da iniciativa – implantada pela Prefeitura, em Pelotas, de forma pioneira no Brasil –, a ideia é compartilhar as obras literárias com as crianças, de forma a construir coletivamente as histórias, o que estimula a comunicação, criatividade, empatia e o desenvolvimento cognitivo.

Na escola do Getúlio Vargas, a primeira da zona urbana a contar com turmas de turno integral, o Conte Comigo foi aplicado para 25 alunos de Pré-B, de 5 e 6 anos. A iniciativa integra a estratégia Infância Protegida, do Pacto.

Compartilhamento de livros e histórias

De acordo com a professora, todos os alunos participaram e gostaram bastante da nova atividade, que diferencia-se da contação de histórias, já que os pequenos são integrantes fundamentais neste processo, ao descrever imagens, sugerir acontecimentos e envolverem-se com a narrativa. Desta forma, o livro torna-se ferramenta essencial para o estabelecimento de diálogo e conexão entre os alunos e influencia na preparação à vida escolar.

“Aos poucos eles foram entendendo o objetivo do projeto, que é eles ajudarem a construir a história e não apenas me verem contando. A experiência foi muito válida porque foi oportunidade para eles relatarem experiências pessoais e fazerem associações dos temas das publicações com seus próprios sentimentos, emoções e vivências”, contou Celina, afirmando que nota uma melhoria na turma enquanto grupo, já que estão mais dispostos a escutar os colegas e ficarem concentrados.

A professora acrescentou que alguns dos temas abordados pelas obras – como emoções – despertaram nas crianças o desejo de compartilhar, inclusive, histórias de vida. Desta forma, surgiram descrições de momentos em que os pequenos identificaram-se com os personagens dos livros, em situações de tristeza e superação, por exemplo.

Conte Comigo

O programa é uma das apostas do Município para interromper o ciclo de criminalidade em Pelotas, sobretudo, atuando nos primeiros anos de vida das crianças. Em agosto, 19 servidores públicos foram formados para aplicar o método em unidades de Educação, Saúde e Assistência Social do Município. Além de acontecer em escolas, onde o compartilhamento é feito entre professores e alunos, o programa também é direcionado às famílias, a fim de que aprendam as técnicas e saibam reproduzi-las com os filhos, impactando, desta forma, no fortalecimento de vínculos afetivos.

Os encontros vêm ocorrendo em Emefs, Escolas de Educação Infantil (Emeis), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e Centro de Referência de Assistência Social, sob responsabilidade de enfermeiros, psicólogos, educadores sociais e assistentes sociais. Ao total, são 12 turmas formadas - cinco com alunos e sete com famílias. No ano passado, 124 famílias foram alcançadas pelo Conte Comigo.

Conte Comigo fortalece vínculos e melhora a comunicação

Programa Conte Comigo trabalha emoções de pais e filhos

Pacto Pelotas pela Paz aposta nos livros para fortalecer vínculos afetivos

Conheça as sete publicações e os temas utilizados em cada semana

1. A Surpresa de Handa (construindo e enriquecendo); 2. Pequenos Ajudantes (conexões); 3. A galinha de Handa (números e comparações); 4. Abraço (sentimentos); 5. Harry, o cachorro sujinho (intenções); 6. Harry vai à praia (perspectivas); e 7. Tudo está bem quando termina bem (relações).

conte comigo, prevenção à violência, pacto pelotas pela paz, livros, emef mário meneghetti