ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Cotidiano e personagens de Pelotas inspiram exposição

Galeria com 36 imagens de 17 fotógrafos, profissionais e amadores, traz as diferentes perspectivas de quem habita o município

18-09-2018 | 15:26:46

Trinta e seis olhares diferenciados sobre Pelotas, seu cotidiano e personagens é o que propõe a exposição fotográfica Humanos de Satolep desde a noite desta segunda-feira (17), no Museu do Doce. As seis estruturas instaladas no local apresentam um recorte do material produzido pelo perfil no @humanosdesatolep, no Instagram, idealizado pelo fotógrafo Gustavo Mansur, há três anos.

Mostra fotográfica permanece até dia 5 de outubro no Museu do Doce - Fotos: Gustavo Vara

Com mais de 1.120 publicações, a página instiga a população a registrar a sua perspectiva sobre a cidade que vê – as figuras humanas que aqui habitam, as paisagens e cenários apropriados pelos pelotenses. Criada por Mansur, a página também conta com a administração dos fotógrafos Gustavo Vara e Adenauer Yamin.

“A exposição representa um apanhado desses personagens, tantas vezes invisíveis na sociedade, mas que caracterizam o que é ser pelotense e são figuras clássicas que compõem o nosso imaginário”, apontou Mansur.

O idealizador explica que o objetivo é retratar a realidade de Pelotas e os aspectos singulares do nosso município. O trabalho artístico – primeiro promovido pelo projeto – integra a 12ª edição da Primavera dos Museus, evento celebrado em todo o País até dia 23 de setembro.

Representatividade

Dianine Censon é uma dos 12 mil seguidores que acompanham as publicações diárias do Humanos de Satolep. A doutoranda em sociologia avalia que o perfil traz um olhar aguçado sobre a cidade e, mesmo em cenários semelhantes, mostram contextos e histórias diferentes.

“As fotos são extremamente representativas, tanto pelas pessoas como de Pelotas em si, porque retratam cenas que estamos diariamente acostumados a presenciar”, completou Dianine.

A prefeita Paula Mascarenhas prestigiou o lançamento da exposição e considerou positiva a iniciativa de unir registros de fotógrafos profissionais e amadores em uma mesma galeria.

Fotos: Gustavo Vara
“É incrível a possibilidade de qualquer pessoa poder fotografar um recanto da cidade, uma paisagem ou uma figura humana e colaborar para esta espécie de mosaico, que reconstrói a nossa cidade a cada nova publicação. Estes olhares traduzem a alma de Pelotas”, disse a prefeita.

Paula ainda destacou o fato de três profissionais da Assessoria de Comunicação da Prefeitura (Ascom) integrarem a equipe de profissionais que apresentam suas obras na exposição: Gustavo Mansur, Gustavo Vara e Marcel Ávila fazem parte do grupo de 17 fotógrafos que exibem suas produções na galeria.

A exposição fotográfica pode ser apreciada até dia 5 de outubro, no Museu do Doce (Casarão 8, da praça Coronel Pedro Osório), de terça a domingo, das 14h às 17h. Com caráter itinerante, segue depois para os corredores do câmpus I da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Ponto de encontro de milhares de pelotenses e trajeto diário para tantos outros, a praça Coronel Pedro Osório foi o cenário registrado por Rafael Chaves, um dos fotógrafos amadores da exposição. Na imagem, o museólogo captura o momento em que um vendedor de algodão-doce passa pelo local. “Busquei registrar cor em um dia cinza e nublado em Pelotas”, explica Chaves.

O museólogo Rafael Chaves capturou o contraste de cores na praça Coronel Pedro Osório - Foto: Gustavo Vara

Conectados pela hashtag

Inspirado no projeto semelhante elaborado em Nova Iorque, nos Estados Unidos (@humanofny), o perfil @humanosdesatolep não é restrito aos fotógrafos administradores da página, nem somente aos profissionais; todos os registros de narrativas, histórias e personagens imersas no dia a dia de Pelotas são bem-vindos e podem ser compartilhados através da #humanosdesatolep, que já reúne quase 5 mil imagens que retratam diferentes paisagens, cenas e indivíduos inseridos na rotina de milhares de pelotenses diariamente.

Veja mais fotos da inauguração da exposição no Flickr da Prefeitura.

humanos de satolep, exposição fotográfica, museu do doce