ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Emei Mário Osório Magalhães mantém ensino diferenciado

Educandário foi inaugurado há um ano pelo Município; projeto ‘Escola em Movimento’ surpreende positivamente pais e professores

25-04-2019 | 13:02:01

As salas coloridas, os inúmeros brinquedos e os ambientes preenchidos com a alegria inerente à infância mostram, logo de cara, que o espaço pertence a uma escola de educação infantil. No entanto, é dentro do universo particular criado na Emei Osório Magalhães – inaugurada há um ano pelo Município – que a individualidade do educandário se destaca e surpreende mães e pais de alunos.

Escola comemorou com festa o aniversário de um ano, nesta quinta – Fotos: Michel Corvelo

Cinco salas temáticas com propostas distintas representam a rotina escolar de quase 100 crianças, de zero a 3 anos, de Pelotas – para nenhuma delas, há um espaço fixo de referência; todas circulam pelos ambientes diariamente, descobrindo mais sobre si e do mundo, através de atividades artísticas, lúdicas e criativas. Na ‘Escola em Movimento’ – projeto pedagógico implantado na Emei –, o objetivo principal é preservar a infância e instigar o desenvolvimento das crianças da forma mais divertida: brincando.

Cuidado com a infância

“Aqui ela cria, produz seus próprios brinquedos, é livre para ser criança e, ao mesmo tempo, demonstra um progresso surpreendente. Conhece os números, outras línguas, formas geométricas, cores… Está mais comunicativa e expressiva. Saber que ela aprendeu tudo isso, sendo feliz e se divertindo, me deixa muito contente”, conta a mãe de Antônia, 3 anos, Dóris Kunde.
Dóris atribui ao ensino diferenciado da Emei o progresso no aprendizado da pequena Antônia – Foto: Michel Corvello

A experiência escolar anterior da família foi em uma instituição particular – a mãe não conseguiu vaga na rede pública e precisava trabalhar. Apesar do alto valor investido na mensalidade do educandário, Dóris salienta que é na escola do Município que a filha recebe uma educação melhor. “Lá ela não tinha metade do que tem aqui. O cuidado com a infância que a equipe tem é fora da realidade”, defendeu ela, que está especializando-se em Pedagogia, inspirada pela didática da Emei.

A diretora Lucia Ferreira explica que o modelo de ensino pauta pela liberdade e pelo ‘desengessar’ do modelo formal de aprendizagem – o que colabora para que as crianças cresçam mais autônomas e independentes. “Nas turmas de berçário, já notamos uma agilidade fantástica”, aponta a educadora.

Surpresa positiva

A mãe de Alexia, 3 anos, Bianca Brauner, admite que, antes de conhecer a escola, tinha receios em relação ao ensino da rede pública municipal. Mas bastou vivenciar a realidade do espaço para mudar de opinião. “Me surpreendi logo na adaptação quando vi as professoras cuidando das crianças como se fossem as mães. O acolhimento daqui é de outro mundo”, elogia.

Mãe de Alexia, Bianca considera o ensino do Município superior à rede particular – Foto: Michel Corvello

Bianca também precisou matricular por um período a filha na rede particular e concorda com Dóris ao confirmar que o ensino recebido no Município é melhor. Também ressalta o respeito à particularidade de cada aluno, o planejamento individual para eles e a proximidade com a equipe educadora. “Depois de deixar ela aqui, saio completamente em paz”, completou.

Conheça os cinco espaços temáticos

- Sala de Arte: espaço onde não há limite para a expressão artística das crianças; folhas são dispostas nas paredes e no chão para instigar a livre criatividade e imaginação

- Sala de Movimento: local específico para a expressividade corporal através da música, dança e teatro

Salas temáticas incentivam e preservam a infância – Fotos: Michel Corvello

- Sala do Conto: onde o mundo da fantasia é apresentado às crianças; atividades lúdicas e incentivo à literatura integram a proposta

- Sala Pé no Chão: espaço destinado a apresentações artísticas e culturais, e às brincadeiras

- Sala de Descobertas: partindo do conceito da Heurística (técnica de descobrir e inventar), as crianças são estimuladas a desenvolver suas habilidades psicomotoras

Saiba mais

A Emei Mário Osório Magalhães fica localizada na esquina das ruas Félix da Cunha e General Argolo e representa a 29ª escola de educação infantil do Município. Aberta à população no final de 2017, o educandário foi oficialmente inaugurado no dia 25 de abril de 2018. A sua denominação homenageia o historiador e professor renomado de Pelotas, falecido em 2012. A instituição conta, atualmente, com oito turmas – três berçários e cinco maternais, e o trabalho de 40 profissionais.

Confira estas e outras fotos da reportagem, em alta resolução, neste link do Flickr da Prefeitura.

educação, escola em movimento, município, aniversário