ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

GGI-M avalia Operação Hermanos e números da segurança pública

No primeiro trimestre de 2019, indicadores criminais do município tiveram queda

25-04-2019 | 18:46:16

Em reunião realizada nessa quinta-feira (25), os membros do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) – ligado ao Pacto Pelotas pela Paz – avaliaram os resultados da Operação Hermanos, executada na terça-feira (23) nos residenciais Buenos Aires e Montevideo. No encontro, também foram apresentados os números da segurança pública registrados no primeiro trimestre de 2019.

Prefeitura e forças policiais debateram segurança em Pelotas - Fotos: Gustavo Vara

As forças policiais da cidade e a Prefeitura discutiram formas de integrar novamente as comunidades dos condomínios aos serviços públicos. Para isso, serão realizados na próxima semana dois plantões sociais nos conjuntos habitacionais. O Buenos Aires recebe equipes de assistentes sociais da Prefeitura na terça (30), das 14h às 17h. No Montevideo, o plantão acontece na quinta-feira (02), também das 14h às 17h.

Da mesma forma, a Guarda Municipal (GM) passará a circular mais seguidamente nas proximidades dos residenciais, ambos localizados na Zona Norte.

“Instalamos a paz, agora queremos manter esses espaços em paz e, para isso, vamos precisar do apoio das forças policiais da cidade, o que permitirá a retomada desses territórios e a segurança daquela população”, disse a prefeita Paula Mascarenhas.

Resultados positivos

Dentre as pautas abordadas durante a 16ª reunião do GGI-M, destaque para a expressiva redução no número de crimes violentos no primeiro trimestre de 2019, se comparado ao mesmo período de 2018. Segundo dados do Observatório de Segurança Pública de Pelotas, os chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) tiveram queda de 50%, indo de 38 para 19. Em seguida, vem a redução de 49% na quantidade de roubos ao transporte público. Nos primeiros três meses de 2018, 63 coletivos foram alvo de bandidos, contra 32 em 2019.

O roubo a pedestres também teve queda de 22,3% em 2019 se comparado ao mesmo período de 2018 – janeiro a março; porcentagem que chega a 37% no caso de crimes contra estabelecimentos comerciais e financeiros. De acordo com a prefeita, os números mostram que as operações integradas entre as forças policiais de Pelotas estão dando resultado. “Agora temos que buscar o apoio do Estado e da União, mostrar aos outros municípios que é possível, sim, combater a criminalidade, com a união de esforços e apostando na prevenção.”

Dentre os indicadores, o único que teve aumento no período foi o roubo a residências, com dez registros a mais do que em 2018. Ainda assim, os quantitativos são menores do que os observados em 2017, quando 38 ocorrências foram registradas, ficando em 27. No acumulado de crimes em Pelotas, entre janeiro e março de 2019, a queda foi de 17,8%. Em três meses, 128 operações integradas foram realizadas, envolvendo 553 agentes policiais. Quase 1.750 pessoas foram abordadas, enquanto 590 veículos passaram pelo crivo dos agentes, resultando em 134 autuações e 59 remoções.

Esforços

Na tarde desta sexta-feira (26), a chefe do Executivo participa de reunião com o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Luis de Araújo Faccioli. Na ocasião, ela – junto a membros do GGI-M – reforçará a necessidade de construção de um novo presídio em Pelotas e ampliação do número de agentes penitenciários na cidade, dentre outras prioridades.

A prefeita também apresentará de forma resumida o Pacto Pelotas pela Paz. A ideia é tornar o programa uma referência para outros municípios gaúchos, fomentando que as atividades de prevenção e repressão à violência se disseminem entre os gestores de forma geral, mostrando que, com pouco investimento e aproveitamento dos recursos disponíveis, é possível abraçar esta área.

Entenda

Na terça (23), a Polícia Civil, junto a outras forças de segurança do município, deflagrou operação policial nos condomínios após denúncias de extorsão e ameaça a moradores. Foram cumpridos 480 mandados de busca e apreensão, e 18 pessoas suspeitas de participação em crimes foram presas. Aproximadamente 10 quilos de maconha, três armas e duas motocicletas com numeração raspada foram apreendidas.

segurança pública, pacto pelotas pela paz, ggi-m