ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Serviços Urbanos e infraestrutura

Hospedaria doará 16 cavalos no fim de julho

Animais são recolhidos das vias públicas pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura e recebem atenção veterinária

12-07-2018 | 16:08:01

No final do mês, a Hospedaria de Grandes Animais da Prefeitura deverá fazer a doação de 16 cavalos, recolhidos de vias municipais em decorrência do abandono ou maus tratos. Nos 30 dias que permanecem abrigados, os equinos recebem cuidados médicos e alimentação adequada.

Fotos Janine Tomberg

Todos os animais passam por microchipagem, cujo chip possui um código único para que sejam acompanhados e reconhecidos, no caso de retornarem à Hospedaria. A veterinária Karina Goularte D'ávila explica que os cavalos recebem vermífugos para combater endo e ectoparasitas.

“Também tratamos de alguma outra doença que possam apresentar, além de dar uma atenção maior para aqueles desnutridos”, informa a veterinária.

O resgate, no período de até 30 dias, é feito mediante o pagamento de multa no valor de uma Unidade de Referência Municipal (URM), equivalente a R$ 108,84. Caso isso não aconteça, o Município está autorizado a encaminhar as nove fêmeas e sete machos para adoção.

O procedimento no caso de maus tratos é diferente: o equino é levado ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e depois passa, diretamente, à adoção, não retornando ao dono. Mensalmente, no mínimo 30 animais são cuidados pela equipe da Hospedaria.

Doação e denúncias

A lista para receber um dos animais já possui 30 inscritos. Os interessados devem ir até a sede da Hospedaria de Grandes Animais, às margens da BR-392 – próximo ao Canil Municipal, das 13h45min às 17h, levando um documento de identificação com foto e o talão de produtor. Será realizado um sorteio para determinar a ordem das pessoas para a escolha dos cavalos.

Caso a população encontre algum equino solto nas ruas da cidade, pode avisar a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) no (53) 3271-9244. Os profissionais solicitam a identificação e um número de telefone pois, se o animal deslocar-se para outro ponto até a chegada da equipe, é possível retornar e pedir mais informações.

Denúncias de maus tratos devem ser encaminhadas à Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) ou a 3ª Companhia do Batalhão Ambiental da Brigada Militar (antiga Patram).

hospedaria de grandes animais, cavalos, doação, maus tratos