ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Mapeamento analisará violência escolar da rede municipal

Ferramenta da Cipave será incluída inicialmente nas unidades do Território 1

22-02-2018 | 12:18:10

A rede municipal de ensino fará parte de um mapeamento online da violência escolar organizado pelo Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A adesão foi firmada pela prefeita Paula Mascarenhas e pela-+ coordenadora estadual da Cipave, Luciane Manfro. O levantamento é alinhado aos objetivos do eixo de Prevenção do Pacto Pelotas Pela Paz.

"Será uma forma de acompanhar as políticas públicas e ver suas efetividades. A escola é um dos centros da prevenção porque ali temos o contato direto com os alunos, podendo evitar a evasão escolar", afirmou Paula.

O mapeamento iniciará nas instituições de ensino do Território 1 do Pacto, no bairro Areal, onde já está implantado o programa Cada Jovem Conta.

Como funciona

O programa estadual atua para incentivar a cultura da paz e reduzir os índices de violência nas escolas gaúchas. A ferramenta online permite que as instituições de ensino insiram os dados no site da undefined e acompanhem em tempo real o seu desempenho. As direções preenchem um questionário de 19 perguntas e, a cada três meses, é divulgado novo levantamento. Um gráfico de desempenho mostra o resultado das ações implementadas.

De acordo com a coordenadora estadual da Cipave, o acompanhamento dos dados permite que a direção se antecipe aos casos de violência e diminua a ocorrência de bullying e tráfico de drogas, por exemplo.

"Já registramos 57 mil casos de violência em 800 escolas. Mas, com o trabalho, conseguimos encerrar o ano com redução dos índices", analisou Luciane.

pacto pelotas pela paz, mapeamento da violência, escolas