ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana

Mobilidade urbana é tema de consulta no Areal

Encontro integra a estratégia da Prefeitura para elaborar o Plano de Mobilidade de forma coletiva, com participação da comunidade

15-06-2018 | 14:13:34

      Melhorias na acessibilidade, transporte público, iluminação e pavimentação foram destacadas como prioridades pela comunidade do Areal, durante consulta popular, realizada na noite desta quinta-feira (14), na Escola de Ensino Fundamental (Emef) Piratinino de Almeida. 

      Este foi o oitavo encontro promovido pela Prefeitura nos bairros pelotenses e caracteriza a estratégia de construir o Plano de Mobilidade Urbana de forma coletiva – ouvindo a população. O objetivo é produzir um diagnóstico da situação atual do município em nível de estrutura que ele oferece para o deslocamento de pedestres, ciclistas e motoristas.  

Fotos: Ascom

      O diretor executivo da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), Luiz Fernando van der Laan, explicou a importância de determinar as prioridades com a contribuição das pessoas que mais conhecem os problemas de cada bairro: quem vive e transita por ele. O diretor ainda afirmou que a intenção é voltar às áreas para apresentar propostas e destacou que todas as regiões de Pelotas serão contempladas pelo processo.  

“A mobilidade urbana está diretamente atrelada a outros direitos básicos, como educação, saúde e segurança. Com estas consultas poderemos investir no setor de forma que atenda o município da melhor maneira”, concluiu.  

Melhorias para o bairro

      Cerca de 60 moradores, alunos da Emef e representantes da Vasco Pires, Obelisco, Vila da Palha e arredores, foram divididos em grupos para elencar as demandas da região. Entre as reivindicações estão a requalificação da rua Comendador Rafael Mazza, além das vias que ligam as avenidas Domingos de Almeida e Ferreira Viana e das que integram o trajeto do transporte coletivo. Melhorias na iluminação pública, sinalização – faixa de travessia de pedestre e quebra-molas – e a colocação de um ponto de ônibus em frente à escola também foram solicitadas pelos moradores.  

      A bancária Janete Peres salientou a necessidade de intervenções na avenida João Gomes Nogueira, já que em dias de chuva, principalmente, o deslocamento é dificultado. Janete elogiou a iniciativa da Prefeitura de ouvir a comunidade e, também, a população que aderiu à ideia.  

“Fico muito feliz de ver tantos jovens participando desta consulta porque são eles que podem mudar o nosso futuro. Este evento significa uma semente, que nos estimula a realizar mais encontros e buscar melhorias”, opinou a bancária.  

Transporte coletivo

      Revindicações acerca do transporte coletivo foram feitas. Uma delas é relativa à lei municipal 6.521, que determina o direito à parada segura para mulheres, pessoas com deficiência, idosos e travestis – das 22h às 6h, é possível que esta população opte pelo local mais seguro e acessível para desembarque, desde que esteja dentro do itinerário previsto e com aviso ao motorista de antemão. 

      Sobre o descumprimento da lei, o engenheiro da STT, Horácio de Oliveira, explicou que estas e outras reclamações relacionadas ao transporte público podem ser registradas com o setor responsável, que atende pelo número 3227-5402 na manhã e à tarde.

      O arquiteto da Universidade Federal de Pelotas, que coordena a equipe de trabalho, Evaldo Krüger; o representante da Ouvidoria da Prefeitura, Sergio Andrade; e a vereadora Fernanda Miranda (PSOL) também participaram da consulta.  

Confira o cronograma de consultas nas próximas semanas

  • Dia 21/06 (quinta-feira), às 19h, na Associação de Moradores do Loteamento Anglo (rua Sete, 1), com moradores do Fátima, Navegantes, Balsa, Loteamento Anglo e arredores;
  • Dia 28/06 (quinta-feira), às 19h, no clube Laranjal Praia Clube (avenida Rio Grande do Sul, 129), com moradores do Balneário dos Prazeres, Recanto de Portugal, Colônia Z3 e arredores;
  • Dia 05/07 (quinta-feira), às 19h, no Colégio Estadual Félix da Cunha (rua Benjamin Constant, 1459 - entrada pela rua Almirante Barroso), com moradores do Porto, Loteamento Osório, Barão de Mauá e arredores.

Tags

plano de mobilidade urbana, deslocamento, areal, ônibus, transporte, trânsito, segurança

Carregando 0%
Carregando 0%