ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Monitoramento de ônibus por GPS será compartilhado com SSP

Convênio irá ampliar o uso do sistema que reforçará estratégias de segurança

22-02-2018 | 18:32:08

O uso do sistema de monitoramento via GPS, que controla a circulação dos ônibus na cidade e possibilita o controle de atrasos nas rotas (Citat), servirá também como ferramenta de segurança. A disponibilidade em firmar um convênio para compartilhar a utilização da plataforma com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi oferecida pelo secretário executivo do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), Enoc Guimarães, em reunião de trabalho no Plenarinho da Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (22).

Foto: Divulgação

A assinatura do acordo servirá para estender o acesso, já compartilhado com a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), ao Centro Integrado de Operações Municipais (Ciom), da Guarda Municipal, que poderá visualizar em tempo real as informações trocadas entre o Consórcio e os coletivos.

A partir do acesso, a GM terá condições de saber imediata e automaticamente quando um assalto está em andamento, em qual coletivo e sua localização. A iniciativa é um passo importante para conferir maior agilidade ao atendimento das ocorrências e ao acionar as viaturas, mais próximas para reprimir os assaltos ao transporte coletivo.

“Este é um avanço importante, pois dará autonomia e agilidade para o Ciom monitorar também os ônibus e otimizar o patrulhamento direto para a ocorrência”, afirmou o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), Marcelo Aldado.

A meta é incluir na mesma proposta, que será encaminhada nos próximos dias pela SSP, a criação de um espaço no aplicativo Cittamobi para usuários informarem ocorrências de assaltos no transporte público.

Promovido pelo vereador Éder Blank (PDT), o encontro voltou a pautar o debate de alternativas para a proteção de usuários e trabalhadores do transporte coletivo. O diretor de Trânsito da STT, Sérgio Almada, o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pelotas (STTRP) Claudiomiro Amaral, o capitão do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) Rodolfo Marchewicz Kist, os vereadores Antônio Peres (PSB), Reinaldo Elias, Belezinha (PTB), Ademar Ornel (DEM) e Cristina Oliveira (PDT) também participaram da reunião.

ônibus, transporte, proteção