ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Município discute atuação dos programas PIM/Criança Feliz

Trabalho intersetorial entre as áreas da saúde, educação e assistência social busca integrar projetos para qualificar as ações voltadas à primeira infância em Pelotas

22-01-2019 | 17:07:00

Representantes das secretarias de Saúde (SMS), Assistência Social (SAS) e Educação e Desporto (Smed), e da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, reuniram-se, na tarde desta terça-feira (22), para tratar sobre a execução do programa Primeira Infância Melhor (PIM), após a adesão do município ao ‘Criança Feliz’ — programa instituído pelo governo federal em 2016.  

Fotos: Marcel Ávila

Sediado na SMS, o encontro teve a finalidade de traçar um alinhamento dos compromissos e objetivos dos projetos, para garantir que Pelotas consiga aplicar da melhor forma as políticas públicas, explicou a secretária de Saúde, Ana Costa. 

Implantado em 2018 com 125 famílias, o ‘Conte Comigo’ – iniciativa do Pacto Pelotas pela Paz –, que incentiva o fortalecimento de vínculos através do compartilhamento de livros, também foi incluído na reunião, já que ele contou com a atuação dos visitadores do PIM.  

“É um momento especial, onde temos uma política consolidada, que é o PIM, uma em consolidação, que é o Criança Feliz, e o Conte Comigo, com resultados já sendo avaliados pelo Centro de Epidemiologia da UFPel. São três programas voltados ao mesmo público, então nossa intenção é trabalhar de forma integrada e coordenada para qualificar o serviço prestado à primeira infância no município”, acrescentou Ana. 

Está em fase de recursos o processo de contratação de cinco assistentes sociais para atuar, diretamente, no PIM/Criança Feliz na cidade, trabalhando na supervisão do trabalho dos visitadores. Com objetivos e atuações semelhantes, ambos programas buscam promover o desenvolvimento humano a partir do acompanhamento das famílias, principalmente, com enfoque prioritário às gestantes, crianças de até 3 anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família.  

Em Pelotas, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) São Gonçalo funciona como projeto-piloto para a execução do Criança Feliz, atingindo cerca de 80 famílias da região. Na zona sul, outros municípios já se adequaram à adesão do programa federal, como São Lourenço do Sul. Uma comitiva intersetorial visitará a cidade vizinha, em breve, para conhecer o desempenho do programa.  

Em março, os novos supervisores e visitadores do PIM/Criança Feliz terão uma manhã de capacitação a respeito do Pacto Pelotas pela Paz e das políticas públicas em que estarão envolvidos daqui para frente. Participaram também da reunião os secretários de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, de Educação e Desporto, Artur Corrêa, e o coordenador do Pacto, Samuel Ongaratto.  

PIM/Criança Feliz

Atualmente, mais de 1.200 famílias são acompanhadas por cerca de 80 visitadores do PIM. A iniciativa desenvolve-se através de visitas domiciliares, que representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida, favorecendo um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto. O objetivo é fortalecer as competências da família para o cuidado das crianças e promover o desenvolvimento infantil.

Tags

saúde, assistência social, educação, PIM, criança feliz, conte comigo, primeira infância melhor

Carregando 0%
Carregando 0%