ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Mutirão de combate ao Aedes leva orientações ao Balneário dos Prazeres

Equipes da SMS percorreram as ruas do bairro, enquanto a Ssui recolhia entulhos

21-02-2020 | 13:10:43

Nesta sexta-feira (21), a comunidade do Balneário dos Prazeres, no Laranjal, recebeu mutirão de combate ao Aedes, com orientação aos moradores visitados pelos agentes de Combate a Endemias da Vigilância Ambiental em Saúde (Vigiams), da Secretaria de Saúde (SMS). 

A equipe também aplicou produtos químicos nas valetas do bairro, como forma de prevenir a disseminação do agente, principal transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana.

Equipes visitaram residências em busca de focos - Fotos: Divulgação/SMS

Desde o início do ano, 30 focos de larvas do mosquito foram identificados em Pelotas, 24 deles no Balneário, o que motivou a Prefeitura a promover a ação, com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), que recolheu entulhos em vários trechos do bairro. 

“A comunidade recebeu bem os agentes e pareceu entender a importância de manter os pátios limpos. A prevenção é fundamental para garantir que a cidade continue livre da dengue e das outras patologias associadas ao Aedes”, afirma o diretor da Vigiams, Franklin de Souza Neto.
Ssui apoiou a atuação dos agentes fazendo a limpeza de terrenos - Fotos: Divulgação/SMS

Ele recorda que, há registros da circulação do mosquito Aedes, principalmente o albopictus, no Balneário dos Prazeres e, apesar de nenhum caso dessas doenças ter sido registrado no município, é importante que a população ajude, mantendo pátios e terrenos livres de pontos de água parada.

Hoje, sete equipes atuam continuamente no combate ao mosquito em Pelotas, mas o trabalho dos agentes depende do acolhimento da comunidade para que obtenha resultados. Em 2019, 107 focos foram encontrados na cidade.

Principais cuidados

Na primavera, as altas temperaturas e pancadas de chuva são combinação perfeita ao surgimento de criadouros do Aedes aegypti. As principais ações de prevenção estão focadas em medidas que visam impedir a proliferação do mosquito em recipientes encontrados comumente nas moradias.

  • Tampar caixas d'água, tonéis e latões;
  • Guardar garrafas vazias viradas para baixo;
  • Armazenar pneus sob abrigos;
  • Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia; 
  • Limpar e escovar bebedouros de animais semanalmente;
  • Evitar deixar qualquer objeto como brinquedos ao ar livre, pois podem juntar água da chuva;
  • Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;
  • Deixar as lixeiras sempre fechadas;
  • Tratar, semanalmente, ralos e sanitários com pouco uso;
  • Tratar piscinas com cloro continuamente, durante todo o ano.

Tags

saúde, prevenção, aedes, balneário dos prazeres, combate ao mosquito, sms, ssui

Carregando 0%
Carregando 0%