ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Navegantes recebe praça São Jorge requalificada

Comunidade da região agora usufrui de academia ao livre, pista de caminhada, pracinha para as crianças e demais melhorias implantadas no local

28-08-2018 | 15:41:20

A manhã de sol e calor em Pelotas, desta terça-feira (28), marcou uma nova conquista para o município, principalmente, para os moradores do Navegantes e arredores: a entrega da praça São Jorge, totalmente requalificada, à população. A prefeita Paula Mascarenhas e o vice Idemar Barz estiveram no local para conferir os resultados das intervenções que transformaram a área de convivência.

Fotos: Gustavo Vara
“Essa praça não é da Prefeitura, mas sim, um patrimônio de cada um que vive aqui. Por isso, cuidem e preservem esse espaço; nós vamos seguir realizando as manutenções necessárias para melhorá-lo ainda mais. Entregamos hoje esse lugar requalificado da forma que a população merece”, destacou a prefeita.

Marli Matos, moradora do bairro há mais de 30 anos, que sempre desejou ver as melhorias na região, comemorou: “Está tudo um espetáculo. Já testei a academia ao ar livre e pretendo seguir vindo”, disse.

Localizada na zona leste do município, a praça, com 12 mil metros quadrados, agora conta com pista de caminhada, academia ao ar livre, iluminação adequada, passeios e rampas com acessibilidade, e arborização. A obra, projetada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e executada pela empresa Bripav Britagem e Pavimentação Ltda, ainda contemplou serviços de drenagem e a realocação do campo de futebol.

Moradora há 27 anos no Navegantes, Maria de Fátima Alves usufruía o espaço requalificado, acompanhando a neta Érika, nesta manhã. Com a aproximação do verão, os planos para aproveitar as tardes de sol e calor no local começam a surgir, disse Maria, que expressou seu desejo de ver a comunidade preservando a praça como foi entregue pela Prefeitura.

“Estava faltando um lugar como esse para as nossas crianças brincarem. Tá tudo muito bonito. Mudou totalmente, inclusive, nos dias de chuva, que enchia de água. É um ótimo espaço para fazer caminhadas, andar de bicicleta, sentar embaixo das árvores… Agora com a pracinha, minhas netas querem vir sempre”, comentou Maria de Fátima.
Fotos: Gustavo Vara

Praça revitalizada

Compreendida entre as vias Professor Osvaldo de Pinho Louzada, Lázaro Zamenhof, Arthur de Souza Costa e Olavo Rolim Moraes, a obra recebeu o investimento de R$ 225.244,59. A requalificação também contou com o trabalho das secretarias de Qualidade Ambiental (SQA), Obras e Pavimentação (Smop) e Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui).

A SQA responsabilizou-se pelo plantio de 600 metros quadrados de grama e de 27 mudas de árvores; além de realizar projeto de paisagismo, colocar o conjunto de brinquedos multifunções (com balanço e escorregadores) e bancos no entorno.

A Smop executou a pavimentação de cerca de 150 metros quadrados com asfalto CBUQ, junto ao meio-fio das ruas Oswaldo Louzada e Olavo Moraes, e a Ssui realizou a limpeza geral no interior e no entorno da praça, além de preencher os canteiros com terra e plantar mudas de flores nos canteiros da pista de skate. Pintura das lixeiras e das churrasqueiras de chão também foi efetuada pela Secretaria.

Os secretários interinos da Seplag, Roberto Ramalho, da Smop, Luiz Eduardo Tejada, e os vereadores Ademar Ornel (DEM), Reinaldo Elias (PTB) e Fabrício Tavares (PSD) acompanharam a entrega.

Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.

praça são jorge, navegantes, requalificação, academia ao ar livre