ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Novas instalações da UBS Vila Nova são inauguradas com festa

Unidade é a primeira no formato da Rede Bem Cuidar na Zona Rural e a 6ª no município

15-12-2018 | 23:00:06

Com a certeza de terem contribuído na construção do que se tornou a nova Unidade Básica de Saúde da Vila Nova, centenas de moradores do 7º distrito de Pelotas compareceram, neste sábado (15), para a festa de inauguração das obras de reforma e ampliação da Unidade, a primeira da Zona Rural nos padrões da Rede Bem Cuidar e a 6ª do município.

Fotos:Marcel Ávila

A prefeita Paula Mascarenhas, acompanhada do vice Idemar Barz, conversou com moradores e reafirmou seu compromisso em trazer melhorias para a colônia, a exemplo da licitação do transporte rural que era prioridade para gestão municipal. Ela destacou ainda que a Vila Nova pode se considerar privilegiada por ter sido escolhida para integrar a Rede, que oferece uma forma mais humanizada de cuidado com o usuário, através da promoção de ações em saúde e prevenção.

“Por mais que todas as UBSs tenham a característica de preservar a saúde dos usuários, na Rede Bem Cuidar isso se amplifica”, destacou a gestora municipal.

A construção coletiva entre usuários, servidores e Poder Público foi abordada por Luci Bilhalva, coordenadora do Conselho de Saúde da comunidade. Ela lembrou que o projeto era visto com desconfiança pelos moradores no início, e que foi preciso empenho dos profissionais envolvidos para que essa imagem mudasse, o que de fato ocorreu quando a data de inauguração da Unidade foi definida.

Secretária de Saúde (SMS), Ana Costa, também presente na festa, falou dos 4 anos percorridos até a inauguração das novas instalações da UBS Vila Nova e dos mais de 40 anos desde que o primeiro postinho foi instalado no local.

“Vemos um espaço de saúde que nasceu com a população local e cresceu com ela. Hoje essa mesma comunidade inaugura uma nova forma de cuidar da saúde de todos”, finalizou Ana ao lembrar que o primeiro endereço da Unidade era a residência de um morador.

Uma benção proferida por três sacerdotes das igrejas Católica, Episcopal e Luterana sob o novo prédio da UBS Vila Nova encerrou as celebrações, que teve ainda o corte da fita na porta de entrada do prédio. Depois de oficialmente inaugurada, prefeita, autoridades, moradores e imprensa conheceram as instalações da Unidade e os novos serviços oferecidos.

Entre as autoridades que acompanharam a cerimônia estava o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jair Seidel; a ex-secretária de Saúde, Arita Bergmann; o administrador do 7º Distrito (localidade do Quilombo), Elias Conrad; a coordenadora da Rede Bem Cuidar, Aline Geppert; além dos vereadores Daniel Trzeciak e Luiz Henrique Viana representantes do Poder Legislativo.

Fotos: Marcel Ávila

Um café colonial foi servido durante a festa, com quitutes produzidos pelos próprios moradores a base de produtos típicos da localidade como pêssegos e doces cristalizados de frutas. O coral da Paróquia Santa Maria do Sul e as invernadas do Centro Cultural Nativista Raízes da Tradição foram a atração durante toda a tarde de comemorações.

Novo formato

A UBS Vila Nova abre as portas a comunidade na segunda-feira (17), às 8h, com atendimento em turno integral, após um período atuando em meio turno em função da mudança de local. Com o novo formato, todos os usuários serão atendidos na chegada à Unidade, sem a necessidade de retirada de ficha.

Os moradores da localidade vão ter acesso a uma gama maior de serviços como atendimento odontológico, coleta de exames laboratoriais e, em breve, o tele eletrocardiograma – serviços escolhidos com a colaboração dos próprios usuários. Aulas de zumba, oferecidas pelo projeto Vida Ativa, da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), também estão entre as novidades.

Com a ampliação, a Unidade passou a contar com uma área construída de 316,10 metros quadrados, dividida em três consultórios, salas de vacinas, de exames, de procedimentos e de reuniões, um consultório ginecológico com banheiro e um odontológico, farmácia, lavanderia, expurgo, cozinha, vestiários, banheiros em uma estrutura completamente reformada e moderna, com investimentos de mais de R$ 886 mil.

A história da UBS Vila Nova

Criada em 1978, o primeiro endereço da UBS Vila Nova foi a residência de Luiz Fernando Espinosa, atendente de enfermagem que já prestava serviços à população antes mesmo da Unidade ser instalada. Uma vez por semana, o médico recém formado Silvio Reis – hoje médico ginecologista em Pelotas – atendia a cerca de 20 pacientes, que buscavam tratamento para doenças como hipertensão, diabetes e resfriados.

Em 1985, um novo Posto de Saúde foi construído pelo governo do Estado, mas ainda não contava com médicos para prestar atendimento e, por isso, tinha pouca procura da comunidade. A primeira médica a atuar no local, contratada pelo Município, foi Jussara Pereira.

Passados mais de 40 anos desde a instalação da primeira unidade de atendimento na Vila Nova, a localidade foi escolhida para ser a primeira da Zona Rural a receber o modelo da Rede Bem Cuidar. Mais de 80 pessoas da comunidade, gestores municipais e profissionais da unidade participaram do processo de cocriação da nova UBS.

Rede Bem Cuidar

A Rede Bem Cuidar é um projeto viabilizado por meio do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa liderado pela Comunitas e executado em parceria com a Prefeitura de Pelotas. Com um novo conceito de atendimento em saúde, é desenvolvida em parceria técnica com a Agência Tellus, responsável por envolver usuários, servidores e gestores públicos nos processos de cocriação das melhorias implantadas na Unidade de saúde.

Atualmente, além da Vila Nova, a Rede abrange as UBSs Bom Jesus, Simões Lopes, Cohab Guabiroba, Sanga Funda e Virgílio Costa.

rede bem cuidar, vila nova, zona rural, festa, inauguração