ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Novo Centro Pop é inaugurado após reforma com a Mão de Obra Prisional

Com a ida do serviço para um prédio próprio da Prefeitura, a economia de recursos chega a R$ 60 mil por ano

13-12-2018 | 17:35:09

A terceira frente do projeto Mão de Obras Prisional (MOP), na Secretaria de Assistência Social (SAS), entregou seu primeiro prédio finalizado na tarde desta quinta-feira (13). O novo Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) – localizado na rua Três de Maio, 1070 - foi local de trabalho de seis apenados do regime semiaberto, numa iniciativa que integra as atividades de prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz, ao incentivar a reinserção no convívio social e perspectivas de emprego para egressos do sistema prisional.

Além disso, num período de contingenciamento de despesas, a mudança do Centro Pop para um prédio próprio da Prefeitura se reflete em economia aos cofres públicos. Os R$ 60 mil que eram gastos, anualmente, com o aluguel da antiga sede poderão ser investidos em outros serviços de assistência social destinados aos cidadãos, destacou a prefeita Paula Mascarenhas durante a inauguração.

Fotos: Gustavo Mansur

O capricho e o carinho empreendido pelos trabalhadores nas reformas foi outro ponto elogiado pela chefe do executivo municipal, ao citar também a atuação junto à Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, particularmente, na drenagem de vias, e na Secretaria de Saúde, em que mais de 20 prédios foram requalificados enquanto estavam em funcionamento – entre eles, o pronto Socorro de Pelotas.

“A gente não se surpreende mais com o MOP, pois sabe da qualidade do trabalho que, ainda bem, está se expandido para novas secretarias. É um projeto que qualifica prédios e serviços públicos, e dá a oportunidade de reinserção, de abertura de portas e dá confiança. Cria uma cultura de mais paz e harmonia”, disse Paula.

O comprometimento da equipe da SAS no atendimento direto às pessoas em maior vulnerabilidade, em especial, agora com o Centro Pop ao lado da Casa de Passagem e do Restaurante Popular, é um dos diferenciais ressaltados pelo secretário Luiz Eduardo Longaray. “Quem procura o serviço é um público invisível para a maioria, mas que precisa de atendimento de qualidade. Além de uma decisão de gestão de recursos, a mudança também facilita o acesso do cidadão”, explicou Longaray.

As secretárias de Governo e de Saúde, Clotilde Victória e Ana Costa, o comandante da Guarda Municipal, Sandro Carvalho, o idealizador do MOP, Leandro Thurow, e o vereador Éder Blank (PDT), bem como a equipe da Secretaria de Assistência Social, os trabalhadores do Mão de Obra Prisional e os usuários do Centro Pop acompanharam a inauguração.

Novo espaço

O investimento na reforma foi de R$ 30 mil, com a participação direta de nove pessoas, seis das quais cumprem pena privativa de liberdade no Presídio Regional de Pelotas. A reforma foi efetuada em pouco mais de um mês e meio.

Diariamente, até 70 pessoas recebem as refeições no Centro Pop, que fornece café da manhã e lanche da tarde, e distribui 50 tickets para almoço no Restaurante Popular. No espaço são promovidas oficinas e o encaminhamento a serviços e direitos é facilitado, como atendimento médico e psicológico para a população de rua e o acesso a retirada de documentos.

O terreno de 500 metros quadrados e 200 de área construída, conta com duas salas de atendimento, uma sala para coordenação, refeitório, recepção, pátio interno, três banheiros, lavanderia, despensa, guarda- pertences e cozinha. A acessibilidade de pessoas com deficiência integra o novo Centro Pop, que conta com rampas e banheiro adaptado.

centro pop, assistência social, pacto pelotas pela paz, mão de obra prisional