ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Geral

‘O Bairro da Gente’ leva serviços gratuitos à comunidade do Sítio Floresta

Projeto facilitou a resolução de demandas da população, como a confecção do Cartão SUS, entrega de lixo eletrônico e cadastro para regularização fundiária

14-04-2019 | 09:18:27

A tarde ensolarada e agradável deste sábado (13) motivou centenas de moradores do Sítio Floresta a participarem da primeira edição do ‘O Bairro da Gente’ em 2019 – iniciativa da Prefeitura de Pelotas que visa a aproximação dos serviços municipais à comunidade, bem como a realização de atividades que envolvam cultura, esporte e lazer. A sétima edição do projeto aconteceu na Associação de Moradores do bairro e foi aprovado pela população.

“Nem esperava que tivesse tanta coisa legal. Achei a iniciativa ótima porque nem todos têm a possibilidade de resolver estas demandas no mesmo dia, como aqui é possível”, afirmou Leandra Storch, residente há 11 anos na localidade.

Sítio Floresta apresenta demandas diretamente à prefeita

Mutirão no Sítio Floresta avança e prepara localidade para O Bairro da Gente

O Bairro da Gente reúne centenas no Sítio Floresta - Fotos: Gustavo Vara

Regularização

O serviço foi um dos mais requisitados neste sábado. Equipe da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária realizou o cadastro social dos moradores da rua Onze – uma das próximas áreas a serem regularizadas em Pelotas. Ao todo, 44 famílias (das 135 da via), já estão identificadas junto ao Município e, agora, aguardam as próximas etapas do processo, que envolve a medição dos lotes e a entrega dos termos de concordância.

O encaminhamento à demanda agradou a população. É o que disse Patrícia Mendonça, uma das cadastradas da tarde. 

“Foi bastante útil e importante porque consegui deixar tudo prontinho. Representa um direito a mais que conquistamos”, comentou a moradora, que aproveitou a ida ao evento para participar das demais atividades. “Vim com meu marido e minhas duas filhas para curtir também”, acrescentou.
Patrícia foi uma dos 44 moradores beneficiados com o serviço de regularização - Foto: Gustavo Vara

Menos lixo, mais vida

O ‘O Bairro da Gente’ também foi oportunidade para incentivar a destinação correta do lixo eletrônico e, ainda, lembrete de que isso representa cuidar e preservar o meio ambiente. Com esse intuito, a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) propôs uma troca: os moradores que levassem seus produtos eletrônicos, como televisores, celulares, computadores e baterias, receberiam mudas de plantas – das espécies Érica ou Azulzinha.

Em função de ser um lixo contaminável, a equipe da SQA esclareceu a comunidade sobre o descarte correto dos itens e se surpreendeu com o significativo montante arrecadado na feira; das 120 mudas levadas, poucas sobraram no final da tarde. Dona Marlene Leite saiu contente por ter contribuído com o meio ambiente e pelo presente recebido, depois de entregar um celular antigo. 

“Eu achei muito legal a ideia. Quando chegar em casa vou plantar a flor que ganhei”, destacou.
Moradores puderam trocar lixo eletrônico por mudas de plantas - Foto: Gustavo Vara

Esclarecimentos e informações

Quem participou do projeto teve a possibilidade de solucionar dúvidas e entender melhor iniciativas e programas desenvolvidos no Município. A Secretaria de Assistência Social (SAS), por exemplo, esclareceu a população sobre o Cadastro Único – porta de entrada para as pessoas acessarem diversas políticas públicas; e a respeito dos programas Família Acolhedora e de Erradicação do Trabalho Infantil. A SAS também levou peças de roupa e pares de sapatos para doação, apresentou os serviços da Coordenadoria de Políticas Públicas da Mulher e esteve presente com a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Cuidado com a saúde

A Secretaria de Saúde (SMS) esteve no ‘O Bairro da Gente’ para promover uma série de atividades e serviços, entre eles, a confecção do Cartão SUS, orientações com as equipes das vigilâncias Sanitária e Ambiental e, ainda, a adoção de animais – Juvenal, Lilica, Alemão e Alcione foram os quatro representantes dos 40 cães que esperam pelo ato no Canil Municipal. A adoção responsável foi lembrada pela equipe da Secretaria, que também marcou presença com a ‘Saúde Bucal’ – dando dicas para a escovação correta dos dentes. 

Alemão e Juvenal foram alguns dos animais disponibilizados para a adoção neste sábado - Foto: Gustavo Vara

Novidades no Município, através da Rede Bem Cuidar, duas práticas integrativas e complementares estiveram disponíveis ao público neste sábado: o reiki (técnica milenar, natural e não invasiva, que prevê a reposição energética, gerando benefícios como equilíbrio emocional e hormonal) e a auriculoterapia (terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas. Segundo a prática, cada local se refere a um órgão específico).

Graziele foi uma das moradoras que experimentou o reike - Foto: Igor Sobral
“Resolvi experimentar o reike e gostei muito. Não sabia que o Município oferecia”, disse a moradora do Sítio Floresta, Graziele Domingues, que buscou o serviço em função de sintomas de ansiedade.

A SMS também marcou presença com o Programa Infância Melhor (PIM), que distribuiu pipoca e realizou atividades recreativas com as crianças, e o ‘ZOOando na Escola’ – projeto de zoonoses da Secretaria, que levou o mascote do grupo e encantou a gurizada.  

Equipe do PIM ficou responsável pela distribuição de pipoca - Foto: Gustavo Vara 

Consciência no trânsito

Seis bicicletas e um circuito com sinaleira e placas de orientação foram levadas pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), visando esclarecer os mais jovens sobre a importância de um tráfego mais seguro. Enquanto circulavam pelo trajeto montado pelos agentes, as crianças iam recebendo dicas para uma convivência no trânsito mais respeitosa e tranquila. A STT também ficou disponível para confeccionar credenciais de idosos e de deficientes utilizadas em estacionamentos.

Respeito e prudência no tráfego foram lembrados na 'Escolinha de Trânsito' - Foto: Gustavo Vara

Esporte, diversão e lazer

Não só serviços e informações foram proporcionados para a comunidade do Sítio Floresta neste sábado. A Secretaria de Educação e Desporto (Smed) ficou responsável por incentivar a prática esportiva com um Aulão de Ritmos, com o projeto Vida Ativa, e animar a criançada com brinquedos infláveis, brincadeiras recreativas e pinturas de rosto.

Vida Ativa promoveu 'Aulão de Ritmos' neste sábado - Fotos: Igor Sobral

Os mascotes da campanha ‘Seja Doce com Pelotas’ também divertiram os participantes e posaram para fotos ao lado dos moradores. 

Turismo e desenvolvimento

Além de oferecer informações turísticas, distribuir materiais gráficos sobre a cidade e esclarecer a população sobre a Sala do Empreendedor, a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) também promoveu uma reunião com os empresários da localidade, fornecendo orientações sobre o desenvolvimento de seus estabelecimentos. A oportunidade foi considerada positiva pelo proprietário de uma garagem de carros, no Sítio Floresta, Fábio Dutra.

“A proximidade que tivemos foi bastante interessante; saber que Pelotas tem esta secretaria que pode nos ajudar foi de grande valia”, disse Dutra, depois de conversar com o secretário Gilmar Bazanella, que deu explicações sobre a busca por microcrédito e regularização de alvarás.
Empresários locais se reuniram com equipe da Sdeti para receber orientações - Fotos: Igor Sobral

Orientações à comunidade

O Procon foi outro órgão responsável por orientar a população durante a tarde e registrar reclamações. Além de distribuir água fresca aos participantes do evento, o Sanep prestou atendimento geral às demandas levadas pelos moradores e deu informações sobre a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Novo Mundo – a sua estrutura física terá suporte para tratamento de 300 litros de esgoto por segundo; assim, o índice de esgoto tratado em Pelotas passará de 18% para 32%.

Atividades lúdicas também foram desenvolvidas com os pequenos pelo Núcleo de Educação Ambiental e Saneamento do Sanep, com o intuito de conscientizá-los sobre questões ambientais, como reciclagem e separação correta do lixo. 

Núcleo de educação do Sanep desenvolveu atividades lúdicas sobre a consciência ambiental - Foto: Igor Sobral

Novas obras

As informações sobre as obras no bairro ficaram a cargo da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que atualizou os moradores a respeito da construção da nova Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sítio Floresta – com um investimento de R$ 3,7 milhões, o novo educandário terá 1,7 mil m² de área construída, quadra poliesportiva, playground e capacidade para atender até 750 alunos.

A Secretaria ainda falou sobre o projeto de requalificação da avenida Leopoldo Brod, que contou com investimento de mais de R$ 2,6 milhões e incluiu melhorias como pavimentação asfáltica, meios-fios, drenagem pluvial, rede de esgoto, acessibilidade e sinalização horizontal e vertical. 

Fotos: Michel Corvello

A sétima edição do ‘O Bairro da Gente’, no Sítio Floresta, contou também com a presença da Guarda Municipal, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que realizou a segurança do evento.

Preparação

Do dia 1º até o dia do evento, o Sítio Floresta passou por mutirão para revitalizar a localidade. As intervenções incluíram recuperação da iluminação pública, requalificação de praça e dos brinquedos, roçado, placas nas paradas de transporte coletivo, sinalização da rótula, patrolamento, serviços de drenagem, limpeza de canais, ligações de água, conserto de vazamentos, podas de árvores e limpeza de valetas.

Fotos: Igor Sobral/arquivo

Veja mais imagens dos fotógrafos Gustavo Vara, Igor Sobral e Michel Corvello no Flickr da Prefeitura.

Tags

o bairro da gente, sítio floresta, serviços, informações, lazer

Carregando 0%
Carregando 0%