ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

O bom filho à casa torna: 70 anos depois, estátua de Mercúrio volta ao Mercado Público

Escultura foi recuperada por restauradoras da UFPel, após iniciativa da Prefeitura

17-07-2019 | 17:48:44

Após setenta anos de idas e vindas, finalmente o deus Mercúrio está de volta ao Mercado Central de Pelotas e, desta vez, para ficar. Nesta quarta-feira (17), os resultados do trabalho de restauração da estátua - feito a pedido da Prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e da Cultura (Secult) - foram mostrados à comunidade, em evento realizado no Mercado. 

Estátua já está em seu lugar no Mercado Central - Fotos: Michel Corvello

Após oito meses de espera, os visitantes e permissionários do espaço puderam apreciar a obra livre das camadas de tinta e massa acumuladas ao longo do tempo. Trabalho minucioso de recuperação foi revelando cada parte da escultura - uma reprodução de obra do escultor Giambologna, encomendada pela família Médici no século 16 –, e a aparência original do trabalho. 

“As restauradoras trouxeram de volta um símbolo do Mercado e da própria cidade, tão voltada ao comércio e à cultura”, disse a prefeita Paula Mascarenhas, durante a cerimônia que mostrou à comunidade a estátua instalada em um pedestal no corredor central do Mercado. 

A obra de arte foi recuperada pelas restauradoras-conservadoras Isabel Torino e Flávia Faro, sob a supervisão do arquiteto da Secult, Fábio Caetano. Os recursos necessários ao empreendimento vieram de valor arrecadado pela Prefeitura com o Mercado Central, que é revertido em melhorias para o local. 

A primeira etapa do projeto, iniciada em novembro do ano passado, consistiu em um demorado trabalho de retirada da pintura externa, com o uso de bisturi cirúrgico e pincel de cerdas macias, para evitar danos à peça. 

Peça foi totalmente recuperada - Foto: Michel Corvello

Segundo a restauradora Isabel, havia camadas e camadas de tinta, de cores diferentes. “Tentamos deixá-la o mais próximo da cor original, o zinco, material de que era feito antes das reconstruções realizadas”, explica Isabel, lembrando que durante certo período a escultura ficou aos pedaços, com apenas a parte de cima inteira. 

A estátua, originalmente instalada na Torre do Mercado, acabou ficando muito pesada com o passar do tempo - devido às intervenções realizadas -, por isso foi colocada em um pedestal localizado entre as bancas 76 e 77.

O retorno de Mercúrio

A escultura forjada originalmente em zinco foi instalada no topo do relógio do Mercado, durante a primeira reforma do prédio, entre 1911 e 1914. Por ser uma reprodução do artista italiano, a obra possui exemplares gêmeos em diversas cidades do mundo. Conforme Isabel, antes do incêndio que atingiu o Mercado em 1969, a estátua já havia sido retirada da Torre, por razões desconhecidas. 

Em 2006, a obra passou por uma primeira restauração e gerou expectativa na população de que a peça retornaria ao topo da Torre. A recolocação não ocorreu, pois, ao final do restauro, o braço esquerdo da peça quebrou, demonstrando sua fragilidade. Novamente restaurada, a estátua ficou exposta no Memorial do Mercado, até que as profissionais habilitadas fossem escolhidas pela Prefeitura em agosto de 2018, para realizar a restauração. 

Mercúrio, na mitologia romana – conhecido como Hermes na grega -, é associado aos viajantes, à cultura e ao comércio. “É uma peça importante para a história de Pelotas e deste espaço. Agora teremos também o deus Mercúrio para proteger o nosso Mercado”, finalizou o secretário da Sdeti, Gilmar Bazanella.

Presenças

Além da prefeita e de Bazanella, participaram da solenidade o vice-prefeito Idemar Barz e os secretários da Cultura, Giorgio Ronna, e de Governo, Abel Dourado, e o diretor-presidente da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), Cristian Küster.

Tags

arte, escultura, deus mercúrio, mercado central, história, cultura, turismo, sdeti, secult

Carregando 0%
Carregando 0%