ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Planejamento e Gestão

Obras do corredor de ônibus da Deodoro estão aceleradas

Pista exclusiva se estenderá entre as ruas Guilherme Wetzel e Gomes Carneiro

Por Tânia Magalhães 27-08-2018 | 10:14:44

As obras de requalificação da rua Marechal Deodoro seguem em ritmo acelerado. Na manhã desta segunda-feira (27), enquanto uma equipe desenformava o pavimento rígido (concreto), entre as ruas Antônio dos Anjos e Padre Felício, outras desenvolviam o trabalho de escavação no cruzamento Marechal Deodoro com Padre Felício e da Doutor Amarante em direção à avenida Bento Gonçalves. Além daqueles grupos, trabalhadores tratavam da preparação de calçadas à esquerda, sentido bairro/Centro, para colocação do piso tátil.

Fiscalizada pela Seplag, a revitalização é executada pela SBS Engenharia – Fotos: Janine Tomberg

Entre a rua Rafael Pinto Bandeira e avenida Bento Gonçalves, e entre as ruas General Argolo e Dom Pedro II, o corredor exclusivo para transporte coletivo terá toda a extensão em concreto, com 24 centímetros de altura e 3,4 metros de largura. Os trechos anterior e posterior serão mistos – parte de pavimento rígido, onde há paradas de ônibus, e parte de asfalto, por onde eles apenas seguem.

O trânsito está com bloqueio total na rua Padre Felício e na própria Marechal Deodoro, quadra entre Doutor Amarante e avenida Bento Gonçalves. As demais interrupções são parciais.

O projeto de requalificação é de responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio de gerência e fiscalização. A empresa SBS Engenharia Ltda executa as obras. O investimento na transformação daquela via é de aproximadamente R$ 7,6 milhões.

Requalificação em lotes

A requalificação da Marechal Deodoro será realizada por lotes. A via será dividida em três áreas: da Guilherme Wetzel à avenida Bento Gonçalves; da avenida à rua Marechal Floriano; e da Floriano até a rua Gomes Carneiro.

Toda a via, entre Guilherme Wetzel e Gomes Carneiro, receberá nova pavimentação asfáltica, intervenções em alguns pontos de drenagem, acessibilidade, piso tátil nos passeios, bancos, lixeiras, abrigos de ônibus padronizados de vidro, sinalização horizontal e vertical, paisagismo, iluminação led, orelhas e avanços em alguns pontos dos passeios públicos.

O projeto atinge 3,2 quilômetros de extensão e é empreendido com recursos federais e da Prefeitura e integra o sistema de mobilidade urbana, com o objetivo de organização da circulação do transporte coletivo, dos veículos e dos pedestres.

Confira as fotos da reportagem, em alta resolução, neste link do Flickr da Prefeitura.

requalificação, corredor de ônibus, frentes de trabalho, marechal deodoro