ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Pacto é apresentado a gestores de municípios da zona sul

Prefeita participou de painel com representantes dos municípios que integram a Azonasul. E palestrou para educadores do município vizinho

Por Adriana Rabassa 12-09-2018 | 16:48:46

     A prefeita Paula Mascarenhas participou, nesta quarta-feira (12), em São Lourenço do Sul, de seminário promovido pela Azonasul, através de parceria entre o Conselho de Gestores de Assistência Social (Cogemas) e governo do Estado. No evento, que ocorreu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Marina Vargas, representantes dos municípios apresentaram as ações que estão sendo desenvolvidas pela Rede de Proteção das cidades para o enfrentamento da violência.

Fotos: Gustavo Vara

      O Pacto Pelotas pela Paz, política pública criada para combater a insegurança, foi apresentado pela prefeita, que destacou seu desejo de instigar outros gestores públicos a se envolver com a segurança pública, que em sua opinião, também é responsabilidade dos governos municipais.

      Paula relatou os processos necessários para que o Pacto fosse colocado em prática, e destacou a Pesquisa de Vitimização, elaborada pelo Instituto Cidade Segura, que mapeou os principais pontos onde o projeto precisaria atuar. Além do elevado índice sub-registro de crimes, a pesquisa identificou situações de violência oral vivenciadas pelas mulheres (44%) e perturbação do sossego público (26%).

"Foi a primeira vez que as secretarias de Educação e Desporto (Smed), Saúde (SMS) e Assistência Social (SAS) sentaram juntas e perceberam que poderiam fazer mais pelas pessoas, que muitas vezes eram atendidas em diferentes níveis por toda a Rede de Proteção", lembrou Paula, ao contar sobre como as ações integradas foram construídas no Pacto.

As decisões e resultados

      Ações para a repressão e a prevenção da violência foram elencadas pela chefe do Executivo, que falou individualmente sobre os diversos projetos e programas atendidos de maneira integrada pelos eixos do Pacto e instituições participantes, através do Comitê de Prevenção Integrado (CIP) e do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).

      Na prevenção da gravidez precoce, a prefeita destacou a importância da atenção para que as crianças tenham e estrutura familiar. Nesse quesito, as práticas adotadas para melhorar os números dos registros de nascimento no município receberam incentivo e alcançaram resultados positivos. Hoje, em Pelotas, as maternidades oferecem o serviço cartorário e evitam que as famílias precisem se deslocar para fazer o registro de nascimento.

      A atenção à primeira infância também foi lembrada, com as metodologias socioemocionais que têm sido trabalhadas com famílias participantes da Coorte de 2015, através do Estudo Piá - projeto construído em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

"As portas da violência estão sempre abertas, cabe a nós também oferecermos oportunidades de ressocialização, qualificação e emprego, para não perdermos essas pessoas para o crime", finalizou a prefeita.

      Encerrando sua fala, Paula chamou a atenção para o programa Cada Jovem Conta, que tem oferecido oportunidade de profissionalização aos jovens e colocação no mercado de trabalho através de parceria com o empresariado local que tem disponibilizado vagas pelo projeto Jovem Aprendiz.

Gestão na Educação

      Durante visita no município vizinho, Paula foi convidada para falar sobre Gestão na Educação em evento de formação direcionada aos professores da rede municipal de ensino de São Lourenço do Sul. 

      No evento, que ocorreu no Sindicato Rural do município, Paula falou sobre a importância da gestão no âmbito da administração pública e destacou o papel da política, em todos os seus eixos, como ferramenta de transformação social.

       A prefeita relatou que Pelotas investiu mais de R$ 20 milhões de recursos próprios na reforma de educandários, sendo oito Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) reformadas e ampliadas e uma nova entregue a comunidade, totalizando 29 Emeis em funcionamento.

     Além da Educação Infantil, Paula também falou sobre a preocupação de seu governo com o Ensino Fundamental, em que projetos como o Khan Academy tem mudado a aprendizagem da matemática. Apesar do desafio de gerenciar recursos em uma cidade do tamanho de Pelotas, a prefeita mantém visão positiva de que tudo será feito da melhor maneira para que todas as áreas tenham suas demandas atendidas.

Tags

pacto, azonasul, gestores, são lourenço do sul

Carregando 0%