ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Pais participam de círculo na Emei Nelson Abbot de Freitas

Círculos de Proteção e Cuidado estão sendo promovidos para familiares dos alunos e equipes escolares

Por Adriana Rabassa 13-09-2018 | 17:23:21

      A manhã desta quinta-feira (13) foi de emoções fortes na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Nelson Abbot de Freitas, no Areal. Seis pais de alunos das turmas de Maternal participaram do Círculo de Proteção e Cuidado mediado pelas facilitadoras de Justiça Restaurativa da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Suzana Martins e Maria Delvair da Silva. O encontro abordou os desejos dos pais para os filhos e despertou reflexões sobre violência, solidão, depressão e suicídio. 

Fotos: Divulgação/Smed

      No encontro com os pais da Nelson Abbot de Freitas, o Centro de Círculo - objetos que ficam localizados no meio da roda e representam as pessoas envolvidas na atividade - foi composto por brinquedos de feltro, um livro que trata sobre as técnicas restaurativas e um desenho escolar.       

      Como ocorre naturalmente nos círculos restaurativos, os participantes têm liberdade para falar sobre como se sentem naquele momento. O encontro oferece um espaço de fala e acolhimento em que todos são tratados com respeito e igualdade e podem expressar sentimentos, sem julgamentos. 

“A cada círculo que realizamos com equipes escolares e famílias, saímos mais convictas do quanto podemos auxiliar as pessoas com a Justiça Restaurativa”, disse a facilitadora Suzana.

Círculos de proteção e cuidado

      Os círculos com o tema da proteção e do cuidado têm sido promovidos por Suzana e Maria Delvair desde o mês passado, quando a Nelson Abbot de Freitas recebeu o primeiro, destinado à equipe de educadores e funcionários da instituição. A atividade integra as estratégias de Justiça Restaurativa do Pacto Pelotas pela Paz, e busca incentivar uma cultura de não violência nas escolas da cidade.

      Desde que as reuniões começaram, a dupla de facilitadoras está levando a ideia para novos espaços, como a Emei Antônio Caringi, na Cohab Lindóia. As próximas a receber a atividade serão as Emeis Anita Malfatti, no Fragata, e Paulo Freire, no Dunas.  

Tags

círculo restaurativo, proteção e cuidado, nelson abbot, justiça restaurativa

Carregando 0%