ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Palco final do Festival Sesc de Música já está montado

Evento ocorre nesta sexta-feira e deve reunir autoridades do Estado e Município

23-01-2019 | 16:17:21

Tudo pronto para a grande final do 9º Festival Internacional Sesc de Música, marcado para esta sexta-feira (25). A partir das 13h, os ritmos e melodias que embalaram a cidade durante todo o evento começam a soar pela última vez, até o encerramento oficial previsto para as 20h30min, no palco montado no Largo do Mercado Central. 

Montagem da estrutura na noite de segunda-feira (21). Fotos: Gustavo Vara

A Orquestra Acadêmica formada pelos bolsistas do festival abre o espetáculo, seguida pelo grupo Voice In e o Tholl. No repertório da noite, composições como a “A Grande Páscoa Russa” de Nikolai Rimsky-Korsakov.   

Na plateia, prevista a presença do governador do Estado, o pelotense Eduardo Leite, e confirmada a da prefeita Paula Mascarenhas, que faz questão de prestigiar o 'gran finale' do festival, dentre outras autoridades.

“O Festival já é um patrimônio da nossa cidade, sendo reconhecido pelos habitantes de Pelotas e pelos tantos visitantes que atrai. É um evento de alta qualidade, que oferece o que há de melhor em música para uma plateia que vem se qualificando com o tempo. Além disso, é uma atração cultural que traz um movimento para a economia de Pelotas e região muito significativo. Vamos continuar apoiando sua realização, já que ela é tão positiva para o município”, garante a prefeita.   

Segundo o gerente de Cultura do Sesc/RS, Silvio Bento, a receptividade do pelotense aos eventos do Festival impressiona. Para sexta, a expectativa é de que o Largo do Mercado lote, por isso ele aconselha a população a chegar cedo ou levar sua própria cadeira.

Presença nos eventos do Festival tem sido expressiva. Foto: Gustavo Vara/arquivo

Mercado

O Mercado Central funcionará até mais tarde para receber quem vier assistir ao espetáculo. As bancas gastronômicas abrem até a meia-noite, enquanto as demais encerram as atividades às 21h. 

Programação 

  • 13h – Recital de Alunos – Conservatório de Música da UFPel 
  • 15h – Orquestra de Choro | Música de Câmara – Conservatório de Música da UFPel 
  • 17h – Classe de Canto | Música de Câmara – Conservatório de Música da UFPel 
  • 19h – Classe de Violão | Música de Câmara – Conservatório de Música da UFPel 
  • 20h30min – Orquestra Acadêmica | Regente Evandro Matté (BRA/RS) – Largo Mercado Público - Participações especiais: Voice In e Tholl

O Lado Doce da Música 

O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. 

Participam dessa edição 52 professores de 14 nacionalidades diferentes e cerca de 500 profissionais da música, entre professores, alunos, músicos e técnicos. Ao todo, 24 cursos foram disponibilizados, reunindo cerca de 380 alunos de diversos estados e países. 

A realização do Festival é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, tem o apoio institucional da Prefeitura de Pelotas e o apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA, Expresso Embaixador, Biri Refrigerantes, Ecosul e Café 35.   

Tags

música, secult, sdeti, cultura, festival sesc

Carregando 0%
Carregando 0%