ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Palestra e ações esclarecem a Distrofia Muscular de Duchenne

Explanação será feita no auditório da Smed, na Praça 20 de Setembro. No domingo, haverá atividades de conscientização

Por Daiane Santos 11-09-2019 | 14:07:58

Nesta quinta-feira (12), às 14h, será realizada palestra sobre Distrofia Muscular de Duchenne, doença genética degenerativa e incapacitante que acomete, em quase 100% dos casos, meninos. O evento será no auditório da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), na Praça 20 de Setembro, 366. Ministrada pela médica geneticista Cláudia Fernandes, a explanação deverá reunir cerca de 75 profissionais da saúde de Pelotas, que receberão informações sobre a patologia.

Já no domingo (15), a partir das 14h, a Praça Dom Antônio Zattera vai sediar atividade de conscientização sobre esse tipo de distrofia. A ação, realizada pela associação Mães Duchenne Becker Pelotas, tem o apoio da Prefeitura, via da Secretaria de Saúde (SMS). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 98439-9105.

Entenda a doença

Segundo o Ministério da Saúde, as distrofias musculares, incluindo a Duchenne, compõem um grupo de desordens caracterizadas por fraqueza e atrofia muscular de origem genética que ocorre pela ausência ou formação inadequada de proteínas essenciais ao funcionamento da fisiologia da célula muscular, cuja característica principal é o enfraquecimento progressivo da musculatura esquelética, prejudicando os movimentos. A distrofia de Duchenne está incluída no rol de doenças raras e costuma afetar mais homens, atingindo uma a cada 3,5 mil pessoas do sexo masculino.

Tags

saúde, palestra, duchenne, distrofia muscular, conscientização

Carregando 0%