ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Planejamento e Gestão

Parte da Adolfo Fetter fica toda iluminada por LED nesta noite

Projeto inserido no programa #ObraNoBairro beneficia 2,3 quilômetros de extensão da via

Por Tânia Magalhães 06-12-2019 | 11:00:53

Mais um projeto inserido no programa #ObraNoBairro se concretiza. A iluminação pública em LED, em 2,3 quilômetros de extensão da avenida Adolfo Fetter, foi praticamente concluída na noite de quinta-feira (5) e, nesta sexta-feira (6), 100% do sistema deverá entrar em funcionamento. A mudança é fruto de compromisso assumido pela prefeita Paula Mascarenhas com a comunidade, especialmente com moradores do Laranjal, principalmente Balneário dos Prazeres e Colônia Z3.

Trecho de 2,3 quilômetros torna-se mais seguro para deslocamento à noite – Fotos: Divulgação/Seplag

O programa #ObraNoBairro, anunciado pela prefeita, trata dos investimentos em andamento, dos que estão em processo de licitação, e dos previstos até o final de 2020, principalmente na área de infraestrutura urbana.

A nova iluminação é resultado de projeto elaborado pela própria Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), que se manteve atuante e presente desde o processo de licitação até o desenvolvimento do passo a passo da obra.

“O projeto atende à antiga demanda de moradores, especialmente do Balneário dos Prazeres e da Colônia Z3. No trecho, foram registrados acidentes atribuídos à iluminação precária. Agora, entrega-se o que há de mais moderno e eficiente em termos de iluminação pública", esclarece o secretário Roberto Ramalho.
Equipe agiliza finalização das instalações – Fotos: Divulgação/Seplag

O investimento na iluminação da Adolfo Fetter, dentro do programa #ObraNoBairro, foi superior a R$ 370 mil. Nesta sexta-feira, o último circuito de chegada à avenida Amazonas – acesso ao Balneário dos Prazeres – deverá estar em atividade, após a instalação de 26 luminárias finais. Na quinta-feira (5), equipe acelerou a implantação da rede de Baixa Tensão (BT) e a colocação das luminárias do trecho 1 do projeto.

Confira o que mudou

As obras foram executadas pela empresa Terceiriza Distribuidora de Materiais Elétricos Ltda, e se estenderam da rua Jaguarão à avenida Amazonas. O sistema oferece 74 luminárias LED, dispostas em 38 postes novos, com 11 metros de altura e nos já existentes. Iluminação pública antiga e tradicional cobria 386 metros de extensão. Hoje, 2,3 quilômetros contam com o benefício. Mais quatro transformadores, para adaptação da rede, também foram colocados.

Luminárias de LED são mais eficientes e econômicas no consumo – Fotos: Divulgação/Seplag

O secretário Roberto Ramalho salienta que a luminária LED produz luz branca e fria, não dispersando a claridade e reproduzindo melhor as cores. “Além desses benefícios e da economia de consumo, a mudança oferece iluminação mais eficiente que, além de dar mais segurança ao trânsito, tranquiliza pedestres e ciclistas que se utilizam do trajeto à noite.”

laranjal, balneário dos prazeres, colônia z3, luminárias, claridade, economia, segurança, #obranobairro, iluminação pública, led, adolfo fetter