ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Pelotas já imunizou cerca de 80 mil pessoas contra a gripe

Crianças de até 6 anos, gestantes e pessoas com idades entre os 55 e 59 anos são os grupos que ainda estão abaixo da meta de vacinação no município

01-06-2020 | 16:26:28

Pelotas registrou 83.831 pessoas vacinadas contra o vírus Influenza (gripe) desde o início da Campanha Nacional contra a gripe em março. Desse total de vacinados , 67.468 pessoas, ou seja, 70%, fazem parte do público-alvo do Ministério da Saúde: profissionais da saúde e educação, indígenas, crianças de até 6 anos, gestantes, mulheres que recém tiveram filhos e adultos com idade entre os 55 e 59 anos .O município acompanha a prorrogação da data de encerramento da ação contra a doença, em todo o país, e mantém a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), principalmente para os grupos que ainda não alcançaram a meta determinada pelo governo federal.

Conforme o último levantamento feito pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) dois grupos superaram o objetivo de imunização em Pelotas: idosos e indígenas. Do total de 49.940 pessoas com mais de 60 anos, mapeadas pela epidemiologia para receberem a dose, 93, 7% estão protegidas contra gripe, ou seja, 46.806 idosos.

Os indígenas ultrapassaram a expectativa da SMS e totalizaram 145,4% da meta de vacinação, com 64 doses aplicadas em integrantes desse grupo prioritário.

Os profissionais da saúde, que têm atendimento de preferência por trabalharem na linha de frente ao enfrentamento à pandemia no novo coronavírus, registram 14.229 do total de pessoas da categoria imunizadas até agora, cerca de 75,2% da expectativa da SMS. Os professores também alcançaram a marca dos 70% de imunizados, de um total de 2.560 profissionais que devem receber a dose contra o vírus Influenza.

Pelotas imunizou mais de 80 mil pessoas na Campanha Nacional de Vacinação - Foto: Michel Corvello/ Arquivo Ascom

Índices baixos

Apesar da grande procura da população de idosos, indígenas e profissionais da saúde e educação, existem grupos, contemplados com a imunização a partir da terceira etapa da campanha - iniciada no dia 11 de maio -, em que o índice de pessoas protegidas ainda é baixo. Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica, Carmem Viegas, as crianças de até seis anos, as gestantes, mulheres que recém tiveram filhos (puérperas) e adultos com idade entre 55 e 59 anos precisam procurar as UBSs para realizar a vacina.

"Apenas 3, 6% dos adultos na faixa etária dos 55 aos 59 anos se vacinaram até agora, isso representa apenas 668 pessoas, de um total estimado de 18.601", destaca Carmem.

De um total de 21.141 crianças que devem receber a dose, apenas 15,3% (3.231 menores de 6 anos) foram levadas até as unidades de saúde do município para serem imunizadas. A SMS também registrou que apenas 15% de 3.194 gestantes foram protegidas contra doença desta estação e 19,6% de 525 mulheres de tiveram filhos recentemente entraram para a contabilização da população imunizada na cidade.

"As pessoas que fazem parte desses grupos podem procurar as UBSs sempre no horário da tarde, além do Centro de Especialidades - durante o dia todo -, para fazer a vacina contra a gripe", reintera a chefe da epidemiologia local, ressaltando que Pelotas recebeu 144.950 doses da vacina contra a gripe até o dia 15 de maio.

Outros grupos

A Vigilância Epidemiológica contabilizou também, a aplicação de 12.387 vacinas em pessoas que têm alguma doença crônica, como patologias respiratórias e cardíacas.

Ainda houve a distribuição de um total de 3.976 doses para seguintes grupos:

• Detentos: 459
  • Agentes penitenciários: 128
  • Profissionais da área da segurança: 2.056
  • Caminhoneiros: 743
  • Trabalhadores do transporte coletivo: 451
  • Trabalhadores portuários : 139.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel.

saúde, vacina, gripe, público-alvo, Influenza, crianças, idosos, adultos