ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Pelotas passa a contar com o selo 'Empresa Amiga dos Animais'

Reconhecimento é dado a empreendimento com atuação voltada à causa animal, em especial ao Canil Municipal, Hospedaria de Grandes Animais ou instituições que trabalhem com castração

21-05-2019 | 16:17:41

Pelotas agora conta com o selo 'Empresa Amiga dos Animais'. O lançamento da honraria, que reconhece empreendimentos com trabalho voltado à causa – em benefício do Canil Municipal, Hospedaria de Grandes Animais ou instituições que trabalhem com castração – ocorreu na manhã desta terça-feira (21), junto ao chafariz da praça Coronel Pedro Osório. O evento contou ainda com a presença de convidados ilustres: cães do projeto Pet Terapia, da Brigada Militar e do Canil.

Posto São José e Casarão Imóveis foram as primeiras empresas reconhecidas com o selo - Fotos: Gustavo Vara

As primeiras empresas que receberam o selo das mãos da prefeita Paula Mascarenhas foram o Posto São José e a Casarão Imóveis, que já realizam ações em prol dos animais. O objetivo é de que esse reconhecimento incentive outros empresários a fazerem o mesmo, sensibilizando-os para uma questão que envolve proteção e cuidado, mas também saúde pública.

“Parabenizamos aqueles que sabem que a responsabilidade social vai além do foco de cada empresa, com olhar para o futuro de Pelotas. São pessoas sensíveis em um mundo que está mudando, onde a relação com os animais é diferente. É uma causa que mexe com todos nós, nos torna melhores”, afirmou Paula.

O diretor da Casarão, João Pedro Neves, contou que a motivadora das ações na empresa é a mascote Casarete. A cadelinha de rua que foi atropelada em frente à imobiliária, após receber todos os cuidados, passou a integrar a equipe. A Casarão também destina recursos para a SOS Animais realizar castrações.

“Somos parceiros dessa iniciativa da Prefeitura de subsidiar as castrações. Gostaríamos de ser referência para que outros também se engajem”, disse Neves. O dono do Posto São José, Fernando Riemke, destacou que a sustentabilidade sempre fez parte da política da empresa, e espera que essas pequenas ações possam se multiplicar.

Castrações

O convênio entre o Município e a SOS Animais, para a realização de cem castrações mensais, foi retomado em março deste ano após um período de suspensão devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelo Executivo. A prefeita lembrou que a perspectiva é de ampliação do número de procedimentos realizados, de maneira gradual, até dezembro.

Prefeitura retoma convênio para castrações de animais

“Há uma dificuldade pelas limitações orçamentárias, mas queremos contribuir com a SOS, uma das primeiras beneficiárias das empresas. Queremos também proporcionar um cuidado cada vez mais qualificado para os cachorros do nosso Canil e os cavalos da Hospedaria. Que Pelotas seja um município bom para humanos e animais”, ressaltou a prefeita.

A presidente da SOS Animais, Helena Aldrigue, agradeceu pela iniciativa e compartilhou o desejo de que esse seja só o início de outras grandes parcerias. Os vereadores Fabrício Tavares (PSD) e Cristina Oliveira (PDT), e o presidente do Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa), Henrique Fetter, também estiveram presentes.

Estrelas de quatro patas

Juvenal, Teodora, Guri e Ginger, quatro dos cães disponíveis para adoção e que vivem no Canil Municipal, prestigiaram o lançamento do selo na companhia da equipe de veterinários e servidores responsáveis pelo seu cuidado. Eles vieram representando todos os cães que poderão vir a ser beneficiados na colaboração da iniciativa privada com o Poder Público.

Teodora e Ginger, do Canil Municipal, e Caco e Amora, da Pet Terapia, foram as estrelas do evento - Fotos: Gustavo Vara

Alguns dos demais moradores do Canil estampam as fotos do ensaio da Pró-bicho, projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que esteve exposto durante a manhã, para que quem passasse pela praça pudesse conhecê-los melhor.

Animais do canil municipal aguardam por um lar

Além de companheiros, os cães também podem servir para educar e curar. Thor, o pastor suíço da Brigada Militar, fez uma demonstração de obediência e agilidade. Com cerca de seis anos, ele atua com os policiais em escolas, no Proerd, e em apresentações para a comunidade.

Thor demonstrou obediência e agilidade em apresentação - Foto: Gustavo Vara

Já a Amora e o Caco trabalham na internação assistida por animais do projeto Pet Terapia, desenvolvido na faculdade de Veterinária da UFPel. Eles acompanham o tratamento de pacientes do Hospital Escola e Hospital Espírita, alunos do Centro de Atendimento ao Autista, na unidade cuidativa, entre outros locais.

Confira mais fotos no Flickr da Prefeitura.

canil municipal, hospedaria de grandes animais, castração, empresa amiga dos animais, selo, cães