ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Planejamento e Gestão

População deve fazer uso correto de lixeiras

Unidades de cores verde ou laranja, fixadas em vias públicas, não são para descarte de lixo doméstico

Por Tânia Magalhães 13-07-2018 | 09:30:51

      Lixeiras de cores verde ou laranja, colocadas pelo Poder Público à disposição da população, com o objetivo de manter a cidade limpa, não são para descarte de lixo doméstico. Elas são adequadas para que os pedestres as utilizem como destino de excedente gerado enquanto está na rua, como papéis de balas, pequenas embalagens descartáveis, garrafinhas PET e outros.

Fotos: Janine Tomberg

      Não raras vezes as lixeiras são encontradas com grandes volumes, incluindo sobras orgânicas, de procedência doméstica. A má utilização traz prejuízos para toda a população e é constatada principalmente em áreas predominantemente residenciais, que recém receberam as lixeiras novas como parte do mobiliário urbano.

“É preciso conscientização e colaboração dos moradores. Aquelas lixeiras são para uso dos pedestres. A coleta de lixo domiciliar é feita pelo Sanep, em dias e horários de amplo conhecimento”, afirma o secretário de Planejamento e Gestão, Paulo Morales.

Campanha

      No mês de junho do ano passado, a Prefeitura deu início à colocação de mais de uma centena de lixeiras com capacidade para 60 litros, nas cores verde e laranja, como um dos instrumentos da campanha Seja Doce com Pelotas, lançada, à época, com a finalidade de desenvolver na população o hábito de não jogar lixo nas ruas e em outros espaços públicos, mantendo a cidade limpa e bem cuidada.

      Inicialmente, as lixeiras foram instaladas só no Centro da cidade. O modelo passou a outras áreas e, em zonas residenciais, está sendo mau utilizado.

      Além da colocação indevida de excedentes domésticos, orgânicos, as lixeiras tornaram-se referência para acúmulo de sacos de lixo no seu entorno – que não é ponto de recolhimento das coletas convencionais. Inevitavelmente, o lixo se espalha. A proposta da campanha Seja Doce com Pelotas continua firme – mudar hábitos para compartilhar uma cidade limpa. O Poder Público reforça o pedido de colaboração. 

Tags

lixeiras, uso indevido, lixo doméstico, campanha

Carregando 0%
Carregando 0%