ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Prefeita assina decreto de Práticas Integrativas e Complementares

Medida institui as Pics nos serviços do SUS no município. Atualmente, 29 das 50 UBSs da rede de Saúde oferecem esse tipo de abordagem, que visa ao tratamento humanizado e preventivo de diversas doenças

Por Carol Quincozes 22-11-2024 | 10:41:15

A prefeita Paula Mascarenhas assinou, na tarde desta quinta-feira (21), o decreto 6.915/2024, que institui a inserção das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi oficializada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Areal Leste. Atualmente, 29 das 50 UBSs no município oferecem as Pics como abordagem, a partir da utilização de recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenção de diversas doenças.

Para a chefe do Executivo, é muito importante valorizar o tratamento humanizado e que sobrepõe a prevenção. “É muito bom quando conseguimos estar junto das equipes e usuários, porque é dessa forma que sentimos a potência do trabalho que é feito. Eu sempre saio mais otimista. Temos aqui uma UBS que previne a doença antes de tratá-la, que acolhe e tem capacidade de escuta, promovendo a saúde e qualidade de vida com um olhar humano”, declarou Paula.

A prefeita Paula Mascarenhas, ao lado da secretária de Saúde, Rosana van der Laan, assina decreto que institui Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na UBS Areal Leste (Foto: Michel Corvello) 

Conforme a secretária de Saúde, Rosana van der Laan, as Pics são uma inovação na rede básica de saúde da Prefeitura. “Essa prática é necessária para o estabelecimento da saúde da nossa população. Vamos fazer com que bons frutos venham desse trabalho, se estabelecendo como rede no município”, afirmou.

Participaram do encontro o assessor especial de Comunicação, Gustavo Azevedo, a diretora de Atenção Primária, Greice Matos, a coordenadora das Pics no município, Aline Geppert, o coordenador do Conselho de Saúde, César Lima, o prefeito eleito Fernando Marroni e a vice-reitora da Universidade Federal de Pelotas, Ursula Rosa.

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) são abordagens terapêuticas que podem ser encontradas na Rede Bem Cuidar da Prefeitura de Pelotas, em algumas unidades de saúde, como Reiki e Auriculoterapia. 

Algumas outras práticas integrativas e complementares são a Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular e Meditação.

Tags

SUS, Pics, Qualidade de vida, Tratamento humanizado

Carregando 0%
Carregando 0%