ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita discute futuro da antiga agência do Banco do Brasil com governo federal

Secretaria Nacional de Cultura sinalizou positivamente sobre a possibilidade de instalar no local o escritório regional do Iphan e a representação regional da Fundação dos Palmares

20-08-2019 | 17:31:52

O futuro do prédio histórico localizado na praça Coronel Pedro Osório, onde originalmente funcionou uma agência do Banco do Brasil, foi o assunto prioritário levado pela prefeita Paula Mascarenhas ao secretário Especial de Cultura do Governo Federal, Henrique Pires, em Brasília, nesta terça-feira (20). Na última semana, a Prefeitura iniciou o trabalho de recuperação e proteção da edificação, que inclui a colocação de escoras de segurança, limpeza e dedetização.

Governo federal sinalizou positivamente sobre projeto apresentado pela prefeita - Foto: Divulgação

A ideia apresentada pela prefeita é utilizar o imóvel para sediar o escritório regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – com vistas a atender demandas de toda a zona sul – e, também, abrir espaço para uma representação regional da Fundação Cultural Palmares. “Queremos oferecer o prédio para estas instituições e buscar recursos via Lei Rouanet”, disse Paula. De acordo com a prefeita, o secretário nacional sinalizou positivamente em relação à viabilidade do projeto, afirmando que, em breve, ele poderá ser oficializado.

Paula salientou que a proposta já é conhecida pela presidente do Iphan, a historiadora Kátia Bogéa. O edital do Fundo de Defesa de Direitos Difusos – vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que financia projetos voltados a patrimônios culturais –, também foi tema da reunião com Pires. “Já cadastramos o Museu da Baronesa, o Museu da Cidade e, agora, inscreveremos o Obelisco de Pelotas (localizado no Areal)”, assinalou a prefeita.

Prefeitos da zona sul, o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) e o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB) também participaram da reunião em Brasília.

prédio, iphan, fundação palmares, agência banco do brasil, prédio histórico, governo federal, paula mascarenhas, brasília