ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita é a nova 1ª vice-presidente da Azonasul

Posse da nova diretoria ocorreu durante a 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz

20-02-2019 | 15:14:21

Nessa quarta-feira (20), durante a programação da 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, no Capão do Leão, a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) realizou a assembleia anual dos prefeitos da região.

Fotos: Gustavo Vara

O ato oficializou a posse do novo presidente e da diretoria para o próximo ano: Mauro Nolasco (PT), prefeito anfitrião do evento, assume a frente da entidade, que teve a presidência do prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Harter (PDT), desde fevereiro de 2018.

A prefeita Paula Mascarenhas, que compõe a diretoria como 1ª vice-presidente, mencionou a importância de trazer um evento marcante, como a abertura da colheita do arroz, para a região – atividade que homenageia, de acordo com a chefe do executivo municipal, a cadeia produtiva que é pilar da economia brasileira. Paula também falou a respeito da união dos municípios nas demandas afins.

“Estamos todos juntos na luta pelo desenvolvimento regional e irmanados nas causas que nos unem. Tenho certeza de que isso vai trazer bons frutos para a população. A região, o estado e o país precisam cada vez mais disso: a superação das divergências em nome do interesse público”, reforçou a prefeita.

A assembleia, presidida pelo prefeito de Cerrito, Douglas Silveira, também foi oportunidade para apresentação do relatório anual da gestão e para a votação de propostas relacionadas à administração da Azonasul.

O prefeito que deixou a presidência nesta quarta, Rudinei Harter, comentou sobre as principais ações do último ano, entre elas, a luta conjunta pela continuação da obra de duplicação da BR-116 e a aproximação com deputados estaduais, federais e demais lideranças regionais.

De acordo com o rodízio de partidos estabelecido pelos prefeitos para presidir a entidade, Mauro Nolasco assumiu a presidência e confirmou o engajamento da Associação em pautas comuns a todos os municípios, como a saúde e a conclusão da obra na BR-116. “São bandeiras pelas quais vamos seguir lutando, com o objetivo de entregar um serviço de qualidade para a população”, afirmou.

Colheita do Arroz

Até sexta-feira (22), a 29ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz reúne produtores, entidades e empresas do agronegócio com a finalidade de mostrar os últimos avanços científicos e tecnológicos na cultura do arroz, bem como discutir a realidade socioeconômica do setor em nível nacional e internacional. O evento é realizado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).

O chefe-geral da Embrapa, Clenio Pillon, salientou a relevância de realizar a abertura pela primeira vez na região – resultado da mobilização e esforço de diversas instituições. “Aproximadamente, um milhão de hectares são cultivados, anualmente, com arroz. O Rio Grande do Sul representa cerca de 70% da produção nacional e, neste ano, devemos chegar a produzir 7,5 toneladas por hectare, mesmo em um ano difícil, com prejuízos em função da chuva”, destacou Pillon.

Acompanharam a assembleia o deputado estadual Zé Nunes (PT), representando a presidência da Assembleia Legislativa, o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira, além de prefeitos, secretários e lideranças da zona sul. A próxima reunião da Azonasul ocorre dia 22 de março, em Arroio Grande - cidade do prefeito Luiz Henrique da Silva, empossado como 2º vice-presidente.

arroz, azonasul, abertura da colheita