ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeita faz entrega simbólica da Espírito Santo à comunidade

Caminhada marca o fim das obras de requalificação daquela via do Laranjal

Por Tânia Magalhães 05-12-2018 | 13:30:45

A requalificação da avenida Espírito Santo, no Laranjal, entre as avenidas Rio Grande do Sul e Senador Joaquim Augusto Assumpção, chegou ao fim. A via transformada, com duas pistas, canal e canteiro central, foi simbolicamente entregue ao uso da população em caminhada realizada pela prefeita Paula Mascarenhas, pelo vice-prefeito Idemar Barz, secretários, diretores, imprensa, moradores e populares, na manhã desta quarta-feira (5).

Fotos: Gustavo Vara
“Estou muito contente com os resultados. A Espírito Santo tornou-se uma avenida linda, importante e que oferece qualidade de vida aos moradores e à população. Foi uma grande obra!”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.

As obras foram executadas pela Construtora Pelotense, sob gerência e fiscalização da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

A avenida Espírito Santo recebeu profundas intervenções de drenagem nas travessias, no canal aberto, nas laterais do canteiro central, onde foram construídas redes novas de tubulação subterrânea dos dois lados, e junto aos meios-fios.

O canal da Espírito Santo desemboca no da rua Vinte e Nove, que conduz as águas até a casa de bombas. Para otimizar a vazão, o contrato de requalificação da Espírito Santo absorveu a substituição de todas as travessias da Vinte e Nove, padronizando a tubulação, garantindo a fluidez.

Fotos: Gustavo Vara

As pistas da avenida, que eram de chão batido, foram pavimentadas com blocos intertravados de concreto (unistein). Junto aos passeios, ao canal e ao canteiro central foram colocados meios-fios. Toda a extensão requalificada ganhou nova sinalização. Para os usuários do transporte coletivo, abrigos padronizados, com piso e acessibilidade.

O canal recebeu o método de engenharia chamado colchão reno. Foram realizados serviços de conformação do talude, com alinhamento e definição das margens e da profundidade, revestidas com manta geotêxtil para colocação da estrutura metálica do colchão reno - espécie de tela galvanizada, revestida com PVC, grampeada no solo e preenchida com pedras.

Manifestações

Dona Ondina Pacheco Crossa, mãe de Maria de Fátima que, há 29 anos, é proprietária de casa de veraneio na avenida Espírito Santo, acompanhou a caminhada de entrega da via.

Foto: Gustavo Vara
“Passamos muito trabalho e muitas perdas nesta rua. Alagamentos e enchente nos atingiam sempre. No meio, tinha um valetão cheio de aguapés e sujeira. Agora, tudo está limpo e mais seguro para os moradores”, afirmou Ondina.

Maria Aldrighi Donini, comerciante naquela avenida, chegou a encerrar as atividades por falta de infraestrutura da via. “Agora está perfeito e abri novamente o mercado, disposta a baixar a cabeça e trabalhar”. Antes, com poeira, barro e alagamentos, o acesso dos consumidores ao estabelecimento ficava comprometido.

Foto: Gustavo Vara

A moradora Castorina Costa, entre tantos outros, também foi beneficiada. Nesta semana, ela comparou fotos que tinha da avenida Espírito Santos antes da requalificação.

“Parece outro mundo! Estou grata ao Poder Público. Na enchente de 2015, fiquei ilhada no segundo piso de casa. Não havia acesso; só perdas. A vida diária ganhou qualidade”, observou Castorina.

Embelezamento

“Como morador, não devo deixar tudo por conta do Poder Público. Se posso, devo colaborar”, disse o professor aposentado Nei Carlos de Moura, que está ajardinando, com flores e verdes, o canteiro central, em frente a sua casa, e fez uma área de convivência, com churrasqueira, bancos, água e luz na lateral. Para ele, ajudar com melhorias no espaço público é um ganho para todos.

“A obra da Espírito Santo vai além da beleza que se vê. A drenagem resultou em grandes intervenções que trouxeram mais segurança ao sistema nesta avenida e na rua Vinte e Nove, para onde a água escoa e vai até a casa de bombas”, afirmou a prefeita.

Paula comentou que sabe da expectativa de moradores da parte da Espírito Santo que não foi requalificada ainda e de outras áreas que esperam melhorias. “O Governo não dispõe de recursos, mas vai atrás. Temos projetos e mão de obra qualificada. Onde houver editais e programas federais, estaremos lá.”

Na caminhada de entrega da avenida Espírito Santo, a prefeita e o vice estiveram acompanhados pelos secretários de Planejamento e Gestão, Paulo Morales; de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam; de Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal; de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Jacques Reydams; interino de Obras e Pavimentação, Luiz Eduardo Silva Tejada; pelo diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia; pelo representante da Empresa do Terminal Rodoviário, Cláudio Montanelli; pelo coordenador da Cosac-Laranjal, da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, César Venske; pelo suplente de vereador, José Paulo Benemann; pelo ex-prefeito e ex-deputado federal Irajá Andara Rodrigues; pelo representante da Associação Comunitária do Laranjal (Asclar), Paulo Souza; e pelo engenheiro da Construtora Pelotense, Sandro Portes.

espírito santo, entrega, caminhada