ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Prefeitura amplia Emef Henrique Peter na zona rural

Escola na Santa Silvana ganhou nova sala de aula e área coberta para recreação. Mais de R$ 98 mil foram investidos pelo Município

17-07-2019 | 13:12:24

Alunos, pais e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Henrique Peter, na Colônia Santa Silvana, 6º distrito, comemoraram a entrega oficial das obras de ampliação do educandário, nesta quarta-feira (17). A prefeita Paula Mascarenhas integrou-se à comunidade para conhecer as novas instalações do espaço que, agora, conta com nova sala de aula e área coberta para recreação.

Pronunciamento da prefeita: estímulo à educação, valorização dos professores e alunos, além de facilitação ao aprendizado – Fotos: Igor Sobral

O esforço para transformar as instituições de ensino municipais foi destacado pela prefeita, que lembrou a importância de manter ambientes arejados, bonitos e saudáveis a fim de estimular o aprendizado dos alunos e aprimorar o espaço de trabalho dos profissionais.

“A escola é um lugar muito importante e, por isso, as crianças têm que gostar de vir para cá, precisam se sentir bem, felizes… Isso vai estimulá-las a sempre trilhar o caminho do conhecimento. Aproximadamente, R$ 100 mil foram investidos aqui para melhorar o ambiente escolar e incentivar a educação, valorizando os professores e, sobretudo, os alunos”, reforçou Paula.

O investimento de R$ 98 mil da Prefeitura representa mais comodidade e conforto para os alunos, afirma a diretora Veridiana Weinert, que salientou a facilidade de não precisar mais adaptar a mesma sala para turmas diferentes todos os dias. “Antes tínhamos de mover as classes, que são de modelos diferentes, sempre quando trocava o turno e entrava o pré. Agora ficou ótimo com a nova sala”, ressaltou a diretora.

Mais espaço e conforto

O novo espaço de aprendizagem, de 40 metros quadrados, acolhe os alunos de 2° e 3° ano, e o pátio – com piso cerâmico e cobertura de fibrocimento –, de 50 metros quadrados, agora oferece espaço para lazer e recreação, mesmo em dias chuvosos. As famílias da comunidade também investiram recursos para a reforma dos dois banheiros da instituição.

Além da Santa Silvana, alunos de colônias como Picada Ritter e São Joaquim também estudam no educandário – Fotos: Igor Sobral

“Esta é mais uma etapa cumprida do compromisso da Prefeitura com a educação de Pelotas – fundamental para mudar a vida das pessoas e, consequentemente, o mundo”, assinalou o secretário de Educação e Desporto, Artur Corrêa.

A Emef Henrique Peter é responsável pelo ensino de 52 crianças, em turmas de pré a 5° ano. Além da Santa Silvana, alunos de colônias como Picada Ritter e São Joaquim também estudam no educandário. Mãe da aluna Helena, 8 anos, Helen Dillmann aprovou as melhorias implantadas na escola, especialmente, a nova sala onde a filha estuda.

“Ficou muito bom, a escola é bastante segura e o transporte do Município busca na porta de casa”, disse a moradora do 6º distrito.

Estradas da colônia

Mencionando os recentes investimentos feitos na zona rural, como o novo modelo do transporte coletivo rural, a prefeita frisou o patrolamento de 315 quilômetros de vias das colônias, feito nos últimos 45 dias.

Também acompanharam a entrega das obras o vice-prefeito Idemar Barz; os vereadores Éder Blank (PDT) e Zilda Bürkle (PSB); o administrador distrital do 6º distrito, Carlos Einhardt; além de funcionários e ex-professores da escola. Um café colonial, organizado pelos professores e famílias da comunidade, reuniu todos os presentes para celebrar a nova estrutura do educandário.

Confira as fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

educação, ampliação, zona rural, colônia, escola, henrique peter