ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Prefeitura implanta sistema para gerar economia nos registros escolares

Plataforma online dará mais autonomia às escolas e refletirá na agilidade e eficiência do trabalho

17-07-2019 | 15:46:23

Gerar economia e dar mais eficiência e agilidade aos registros escolares dos educandários municipais é o objetivo da Prefeitura com o novo sistema online de lançamento de informações e dados. Através da plataforma ‘Controle Escolar Municipal’, a Secretaria de Educação e Desporto (Smed) quer dar mais autonomia às escolas de Educação Infantil (Emeis) e de Ensino Fundamental (Emefs) ao capacitá-las para poderem executar procedimentos que, até então, precisam passar pela pasta, como a troca de alunos de turma, histórico, frequência e aproveitamento escolar.

Foto: Igor Sobral
“Isso terá um grande impacto na economia de recursos, já que não será mais necessário imprimir tantos documentos e transportá-los à Central de Processamento de Dados (CPD), na Secretaria. Da mesma forma, o trabalho terá mais celeridade porque as escolas poderão lançar as mesmas informações, diretamente, no sistema online”, explicou o secretário Artur Corrêa.

A ideia é que, até o próximo ano, profissionais dos 89 educandários do Município estejam instrumentalizados para utilizar a ferramenta – que passa por adaptações para melhor atender às peculiaridades de cada escola. Nesta quarta-feira (17), representantes de nove Emefs receberam treinamento da assistente técnica do CPD, Carla Kurz, responsável pelo setor que centraliza os dados das escolas.

Foto: Igor Sobral

Conforme os servidores vão sendo capacitados para utilizar o sistema, a escola já fica habilitada para aderir ao modelo digital de atualização dos registros escolares. “O que queremos é desburocratizar o processo, evitando gastos com impressão e transporte de papéis”, argumentou o coordenador do projeto, Oscar Bender, ressaltando que a Smed seguirá tendo controle para monitorar as informações lançadas na plataforma.

Participaram da formação secretárias e membros da equipe diretiva das Emefs Afonso Vizeu, Balbino Mascarenhas, Carlos Laquintinie, Jacob Brod, Joaquim Nabuco, Luciana de Araújo, Ministro Arthur de Souza Costa, Nossa Senhora das Dores e Santa Terezinha. O sistema foi elaborado junto à equipe da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel).

controle escolar municipal, educação, economia, sistema online