ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Fazenda

Prefeitura lança a campanha de economia 'É da Minha Conta'

Projeto de redução interna de recursos e custos fixos premiará servidores e setores que alcançarem as metas

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 26-06-2019 | 13:00:16

A prefeita Paula Mascarenhas lançou, na manhã desta quarta-feira (26), a campanha "É da Minha Conta", que busca estimular o engajamento dos servidores na ampliação da economia de recursos e custos fixos do Município. O anúncio foi realizado no Salão Nobre do Paço, com a presença do secretariado e chefes de departamentos de diversas pastas.

Ao lado dos secretários da Fazenda (SMF), Jairo Dutra, e de Administração e Recursos Humanos (Sarh), Eduardo Schaefer, Paula destacou os desafios que a Prefeitura enfrenta, atualmente, com o aumento da folha de pagamento e dos precatórios, o déficit previdenciário e a dívida com a iluminação pública, contas que engessam o orçamento municipal e comprometem a receita.

Gratificações, brindes e presentes estão previstos no novo programa de contenção – Fotos: Gustavo Vara

A prefeita apontou a necessidade de reduzir outros custos e pediu o envolvimento dos funcionários nesta missão:

“A ideia é estimular o servidor público a trabalhar com economia, melhorar a eficiência com gastos, e enfrentar a crise como a equipe que somos. Só se sai de uma realidade ruim olhando para ela e trabalhando com transparência”.

O Secretário de Administração e Recursos Humanos avalia que o projeto será um marco na mudança permanente de hábitos, com benefícios que devem se perpetuar nos setores. “Se olharmos o serviço público como olhamos para a nossa casa, nós conseguiremos”, ponderou. Schaefer citou, como exemplo, o dispêndio com folhas para impressão, na Secretaria em que está à frente, e observou que a redução pode ser feita com uso de meios digitais, sempre que possível.

Para o gestor titular da Fazenda, que será responsável pela avaliação das metas alcançadas, essa é a resposta que a Prefeitura pode dar à sociedade sobre como está enfrentando a crise. Dutra argumentou que "pequenas despesas, se somadas, tornam-se grandes".

É da Minha Conta!

"Eu faço parte desta turma!"

As inscrições para a campanha poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira (1º de julho), por meio do site. Pelo regulamento, haverá premiação pelos resultados obtidos, seja individual ou coletivamente. Uma das formas é a inscrição de unidades de trabalho, entre elas as pertencentes a escolas, postos de saúde, centros e prédios públicos municipais, que poderão aderir ao projeto. Se cumprirem as finalidades estipuladas, brindes, gratificações e presentes serão concedidos. Em outubro, recompensas chegarão aos departamentos que baterem a meta, e os prédios recordistas em economia vão receber prêmios de R$ 5 mil (1º lugar), R$ 3 mil (2º lugar) e R$ 2 mil (3º lugar) para serem convertidos em benefícios ao local de trabalho.

A segunda forma de participação é individual: apresentar uma ideia inovadora em economia. O autor da melhor solução ganhará uma viagem de um fim de semana para Gramado, com acompanhante, transporte e hospedagem, além de um vale-compras de R$ 300 em loja de departamento. Ao segundo lugar, a Prefeitura concederá um fim de semana em Gramado com hotel, acompanhante e um cupom de R$ 200,00, também destinado a esse tipo de estabelecimento. Já o terceiro colocado será agraciado com um tíquete de R$ 500,00 a ser usado para aquisições em comércio de grande porte.

Os objetivos consistem na redução de 10% dos custos com energia elétrica, água e telefone; e de 20% do material de consumo e expediente – como papel, materiais de escritório e limpeza, além de copos plásticos. A fim de conferir o resultado, está prevista a comparação do consumo dos meses de junho e julho com agosto e setembro. Todos os participantes de cada categoria serão contemplados com um certificado ou uma placa de reconhecimento, por classificação.

Veja o regulamento completo

Confira as fotos da reportagem neste link do Flickr da Prefeitura.

é da minha conta, eu faço parte desta turma, economia de recursos e custos, lançamento, campanha, prefeita paula mascarenhas, premiações