ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Prefeitura recupera e transforma mobiliário antigo das escolas municipais

Trabalho é fundamental para a economia de recursos, o cuidado com o meio ambiente e a revitalização dos espaços escolares

18-03-2019 | 16:11:54

Móveis danificados, antigos e deteriorados chegam ao pátio da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) quase que diariamente. No entanto, o espaço, em vez de representar um depósito de materiais inutilizáveis, tornou-se uma fábrica de novas ideias e um recanto de transformação. 

Pneus são recuperados e transformados em objetos decorativos e itens de armazenagem nas escolas. Foto: Marcel Ávila

É através da mente criativa e das mãos talentosas do professor de Artes, Marcus Waltzer, que mobiliários aparentemente descartáveis se convertem em itens renovados e prontos para compor os cenários coloridos das escolas municipais de Pelotas.

A economia de verbas na compra de novos móveis, a consciência ambiental por meio da reciclagem e o cuidado com os espaços de aprendizagem de crianças e jovens são alguns dos benefícios trazidos pelo projeto do Setor de Saúde Pública Escolar. 

Cadeiras se transformam em bancos; pneus em pufes e baús; troncos de árvores em reluzentes assentos; e pallets em objetos decorativos, temáticos e funcionais nas escolas. Reaproveitar é a palavra-chave do trabalho, que também reforma mobiliário de Escolas Municipais de Ensino Fundamental.

Móveis, aparentemente, descartáveis retornam às escolas totalmente revitalizados e reformados. Foto: Marcel Ávila

Estas são apenas algumas das obras de arte produzidas no ateliê, que conta com o trabalho de outros dois funcionários. O artista lembra que os itens coloridos são essenciais, especialmente, nos educandários de educação infantil (Emeis), onde é possível explorar uma narrativa visual de forma didática com os pequenos. “A ideia é tornar o ambiente mais atraente para as crianças e dar uma nova imagem para as escolas. Isso faz toda a diferença”, afirmou Waltzer.  

Para a restauração de móveis, o Município ainda investe em matéria-prima (madeira maciça) e materiais, como tinta, lixa e verniz. De acordo com o professor, a maioria das unidades que chegam na Smed são aproveitadas. Como o caso dos antigos assentos de alimentação, feitas de madeira, e os berços utilizados nas Emeis. Nas mãos de Waltzer reverteram-se em cadeirinhas para salas de aula – algumas de balanço – e pufes-baús.  

Cadeirinhas antigas de alimentação tornaram-se assentos de balanço no ateliê da Smed. Foto: Marcel Ávila

Cada pneu que chega à Secretaria é meticulosamente avaliado, a fim de que não ofereça riscos às crianças. O trabalho de revitalização do mobiliário integra a iniciativa da Prefeitura de mudar a realidade dos educandários municipais, através de projetos como o ‘Escola Mais Verde’ e ‘Todos pela Escola’. A partir deles, as Emeis ganham vida com a implementação de hortas orgânicas, jardins arborizados, pomares e pinturas temáticas coloridas na parte interna e externa dos prédios.  

'Escola Mais Verde' transforma educandários infantis de Pelotas

Emeis ganham vida com a implementação de hortas orgânicas, jardins arborizados e pomares. Fotos: Gustavo Vara e Gustavo Mansur/arquivo

Tags

móveis, recuperação, educação, arte, reaproveitamento

Carregando 0%
Carregando 0%