ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prefeitura trabalha na regularização de 5.513 casas da Cohab

Os imóveis foram entregues pela extinta Cohab há mais de 30 anos, mas nunca foram registrados

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 20-11-2018 | 15:14:19

A prefeita Paula Mascarenhas e o secretário de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Ubirajara Leal, receberam, no fim da manhã desta terça-feira (20), o secretário de Obras, Saneamento e Habitação do Estado, Rogério Salazar. Na pauta os mutirões para a regularização de 5.513 imóveis financiados há mais de 30 anos pela extinta Cohab e que nunca foram registrados. Eles serão realizados entre os dias 12 e 14 de dezembro.

Fotos: Marcel Ávila

Distribuídos em cinco áreas – Lindoia, Pestano, Fragata, Guabiroba e Tablada – a expectativa é de que o maior número possível de moradores encaminhem o registro dos imóveis e, assim, garantam mais segurança para as suas famílias. Para Paula, as regularizações permitem que a cidade cresça de forma organizada e garanta dignidade para as famílias, e isso tem um impacto muito positivo nas comunidades.

Nos mutirões as equipes do Estado e do Município orientarão as famílias sobre como encaminhar os processos. Inicialmente eles serão classificados em uma das três situações – aqueles que adquiriram os imóveis diretamente com a Cohab, há mais de três décadas; os que compraram desses primeiros proprietários e possuem documentação completa que comprove; e os moradores que, por qualquer razão, não tenham como comprovar o direito à propriedade. A equipe da SHRF estará preparada para ajudá-los a reunir a documentação e encaminhar o processo, especialmente no último caso, o mais difícil.

Leal enfatizou a importância da regularização das áreas, um trabalho que vem sendo prioridade para a SHRF. Desde 2017 já foram regularizadas 11 áreas em Pelotas e outras duas devem ser feitas até o fim do ano.

“Regularizar é dar dignidade e segurança para as famílias. É oferecer um pouco de tranquilidade a quem espera por isso há décadas. Com os imóveis regularizados, os pais têm a segurança de deixar uma herança para os filhos, podem pedir financiamentos, podem exigir serviços e, com isso, valorizam suas casas e suas ruas”, diz o secretário.

A equipe da Secretaria do Estado explica que a regularização dos imóveis de Cohab é feita de forma permanente. O objetivo do mutirão é incentivar e esclarecer a população sobre a importância da documentação e impulsionar o processo.

Os mutirões serão divulgados pela Prefeitura por meio da imprensa, redes sociais e carros de som, para que o maior número de pessoas fiquem sabendo. Confira a data de cada um deles:

Lindoia – 12 de dezembro pela manhã

Pestano – 12 de dezembro à tarde

Fragata – 13 de dezembro pela manhã

Guabiroba – 13 de dezembro à tarde

Tablada – 14 de dezembro pela manhã

Também participaram da reunião a diretora executiva da SHRF, Cláudia Leite; e a equipe da Secretaria de Obras – o diretor de Habitação, Albano Gaddo; a diretora do Departamento de Regularização Fundiária e Reassentamento, Kellen de Mattos; e os técnicos Fábio Baes e Amílcar Lamas.

regularização, cohab, lindoia, pestano, fragata, guabiroba, tablada