ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Projeto do Pacto Pelotas Pela Paz acompanha famílias durante a pandemia

Trabalho socioemocional do ACT estimula o fortalecimento de vínculos por meio de ferramentas online, com objetivo de prevenir a violência doméstica

28-05-2020 | 15:35:42

Com a pandemia do novo coronavírus, diversos setores da sociedade tiveram de se adaptar para continuar atuantes e, ao mesmo tempo, observar os cuidados preventivos para Covid-19. Nesse sentido, o projeto ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros, do Pacto Pelotas Pela Paz - deu continuidade às atividades de acompanhamento às famílias, por meio virtual, com jogos e estratégias educativas lúdicas que são repassadas aos pais, para que apliquem aos seus filhos em casa. 

Famílias compartilham com as facilitadoras do projeto fotos e mensagens, expondo os resultados das atividades propostas virtualmente. Foto: Divulgação.

A metodologia educativa socioemocional estimula a criação de vínculos entre pais, responsáveis, e filhos, e ressalta a importância da participação das famílias na educação e no desenvolvimento das crianças. As facilitadoras do projeto enviam, via redes sociais, brincadeiras, gincanas e tarefas que podem ser realizadas pelas crianças em casa. Orientações são repassadas por meio de fotos, vídeos e áudios. O feedback das famílias chega também pelo compartilhamento de mídia, pela qual as crianças mostram o resultado de suas criações artísticas, solução de jogos e reflexões. 

Cards são compartilhados com as famílias para estimular o convívio saudável durante o isolamento social. Arte: Divulgação/ACT.
“O Pacto Pelotas Pela Paz, enquanto programa de segurança pública, é muito robusto na área de prevenção. A melhoria das relações familiares, dentro dessas estratégias, é crucial, e é aí que entra o ACT. A pessoa que tem uma vida familiar saudável se torna um indivíduo mais pacífico, mais compreensivo, capaz de se colocar no lugar dos outros, e de contribuir para a sociedade de forma mais positiva”, destacou o secretário de Segurança Pública, Samuel Ongaratto. 

Por focar no fortalecimento de vínculos, o ACT, antes da pandemia, era desenvolvido em encontros semanais, com valorização do diálogo e socialização. Manter o contato online, durante a pandemia, tem sido essencial para continuidade do projeto e apoio para as famílias, que passam mais tempo com os filhos em casa, já que as aulas presenciais estão suspensas desde março.

Tanto as 330 turmas que já passaram pelo ACT, quanto as novas, que se iniciaram em março, estão participando das atividades. 

Campanha solidária

Desde março, as facilitadoras do ACT fazem uma campanha de arrecadação de alimentos e, com a aproximação do frio, de agasalhos, que são encaminhados para algumas famílias carentes que participam do projeto. Doações podem ser entregues no Posto Moreira, na esquina da avenida Bento Gonçalves com a rua General Osório, ou no Carlos Automóveis, avenida Bento, 5.723. 

Entenda o ACT 

Pelotas foi a primeira cidade a implantar o projeto ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros, como política pública. Por isso, ele é desenvolvido junto a famílias atendidas pelas secretarias de Educação e Desporto (Smed), Saúde (SMS) e Assistência Social (SAS).

Aprender técnicas parentais e estratégias não-violentas para a criação dos filhos é um dos fundamentos do projeto, que integra o Pacto Pelotas Pela Paz, no eixo de prevenção à violência. Estimular uma cultura de paz nos lares das famílias participantes é considerado, dentro do que é tratado no programa, um meio de criar uma cidade menos violenta. 

Perspectivas para o pós-pandemia 

A equipe do ACT, junto à Secretaria de Segurança Pública (SSP), planeja aumentar a integração dos eixos preventivo e repressivo, após a pandemia. Uma das ideias é mapear membros da Guarda Municipal (GM) e demais forças de segurança do município, que tenham filhos com idade até 10 anos, para que eles também participem do ACT. 

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel. 

Tags

pacto pelotas pela paz, pandemia, act, criando crianças em ambientes seguros

Carregando 0%
Carregando 0%