ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Recebido o laudo de exames de pré-câncer analisados pelo IGP

De 196 amostras avaliadas, 195 apresentam resultado igual à análise do laboratório

Por Ascom 18-02-2019 | 16:38:22

A Prefeitura de Pelotas recebeu, nesta segunda-feira (18), ofício do Ministério Público (MP) com o laudo produzido pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP) referente aos exames citopatológicos vinculados à Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Jesus. De 196 lâminas reavaliadas, 195 apresentaram resultado igual ao do laboratório SEG – Serviços Especializados de Ginecologia Ltda –, responsável pelas análises até julho de 2018 em Pelotas.

A prefeita Paula Mascarenhas espera que, com esse resultado, a população feminina recupere a confiança e a segurança no pré-câncer. De acordo com a chefe do executivo municipal, os últimos meses foram difíceis, principalmente, para os pacientes da unidade. “Espero que todas as mulheres busquem fazer esse exame, que é fundamental para a prevenção de doenças, como o câncer de colo de útero”, reforçou.

Apenas um resultado foi diferente ao da empresa, o que, segundo a perícia, está de acordo com a margem aceitável. A taxa de discordância, referente ao diagnóstico de benigno ou maligno, é de 0,51%. Dentre os concordantes, um caso foi dado como positivo para malignidade tanto na análise inicial quanto pela avaliação do IGP.

O laudo salienta que todas as taxas de discordância (também relacionadas à satisfatoriedade das amostras e à presença de células endocervicais) estão dentro dos limites aceitáveis pela literatura, considerando os dados obtidos no Manual de Citologia do Ministério da Saúde, elaborado pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

Em relação à satisfatoriedade, a discordância equivale a 3,57%; e à presença de células endocervicais, a 20,91%. O parecer do órgão referente à UBS Bom Jesus – unidade de saúde vinculada à suspeita de possíveis irregularidades em 2018 – foi concluído em 25 de janeiro.

Saiba mais

O laboratório SEG realizava exames para a Prefeitura de Pelotas desde o ano 2000. Outras nove cidades da zona sul tinham o Município como referência na análise do papanicolau. No dia 12 de julho de 2018, um jornal local publicou matéria com denúncia anônima que acusava a empresa de fazer as análises por amostragem.

Oito dias depois, o MP recolheu 17 mil amostras de pré-câncer correspondentes ao período de janeiro de 2017 a junho de 2018, armazenadas no SEG. O material foi levado ao IGP, que o manteve sob sua custódia em Porto Alegre.

Em setembro, a Justiça de Pelotas retirou do SEG 25 mil amostras e laudos, referentes a 2015 e 2016. O juiz da 6ª Vara Cível de Pelotas Luís Antônio Saud Teles nomeou o Hospital Clínicas de Porto Alegre para a realização de prova pericial. Ainda não há resultados referentes a essa análise.

Atualmente, a Prefeitura de Pelotas encaminha seus exames para serem analisados em laboratório da Capital.

laudo, igp, citopatológico