ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Reunião avalia resultados das Operações Integradas

Forças de segurança também planejaram as próximas ações

17-10-2018 | 17:13:57

A quarta-feira (17) foi de preparação para as Operações Integradas do final de semana. Uma reunião itinerante ocorre semanalmente na sede de alguma das instituições que participam do projeto do eixo de Policiamento e Justiça, do Pacto Pelotas pela Paz, com ênfase no reforço da segurança, para discutir o que deu certo e o que pode ser melhorado. Desta vez o encontro foi no auditório do Departamento de Educação da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) e na oportunidade foi apresentado o levantamento das ações de 2018.

Fotos: Gustavo Mansur

De janeiro a setembro deste ano, 9.697 pessoas foram abordadas nas Operações Integradas e 5.134 veículos, dos quais em 989 foi constatada infração e desses, 338 precisaram ser removidos. No mesmo período, os agentes de trânsito realizaram 36 edições do Balada Segura, com abordagem de 4.386 automotores e recolhimento de 342 – sendo cerca de 80% motocicletas. Foram registrados 1.211 autos de infração, entre eles apenas 46 por embriaguez e 52 por recusa ao teste do etilômetro.

“Com esse trabalho, temos percebido uma queda de acidentes com vítimas fatais em vias municipais. Também diminui o número de motoristas embriagados parados nas blitz, o que é reflexo das ações preventivas e de conscientização”, analisou o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam.

Na última semana, as Operações Integradas focaram na fiscalização de alvarás e licenças de estabelecimentos, no comércio irregular de bebidas, irregularidades em veículos, crimes de roubo e perturbação do sossego público, simultaneamente com a realização do Balada Segura. O major Márcio André Facin, subcomandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, avaliou como positivo o trabalho que vem sendo desenvolvido. “A gente se une e fica mais forte”, afirmou.

O que preocupa os efetivos no momento é a grande incidência de menores encontrados consumindo álcool e drogas, durante as ações. Para coibir o problema, Conselho Tutelar e Ministério Público serão convidados a participar mais ativamente das abordagens; esta reunião já contou com a presença da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

Estiveram representados na reunião a Guarda Municipal, Secretaria de Qualidade Ambiental, Metroplan, Brigada Militar, Polícia Civil e agentes de trânsito.

operação integrada, pacto pelotas pela paz, segurança pública