ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Defesa Civil

São Gonçalo sobe e água ameaça moradias da Barra e Doquinhas

Grandes volumes de chuva no Estado, na primeira quinzena do mês, trazem consequências para Pelotas

Por Tânia Magalhães 15-07-2020 | 17:49:20

Até as 17h desta quarta-feira (15), registrava-se aumento do nível do canal São Gonçalo, como consequência do elevado volume das águas da área hidrográfica do rio Guaíba, na região metropolitana. No Pontal da Barra, a rua principal já havia sido tomada, assim como as proximidades de moradias das Doquinhas no Porto. Na Colônia Z3, a Lagoa também apresentava elevação, mas não chegava a invadir as residências.

Defesa Civil alerta: águas poderão invadir moradias - Fotos: Divulgação/Defesa Civil

A Coordenadoria da Defesa Civil de Pelotas emitiu alerta às secretarias de Assistência Social (SAS), Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), Obras e Pavimentação (Smop), e Sanep, para que permanecessem com plantões para uma possível remoção de famílias e providência de abrigos, caso o nível das águas do São Gonçalo e da Lagoa dos Patos se mantivesse em elevação.

O coordenador da Defesa Civil, tenente Paulo Darci dos Santos, salientou que a suba das águas estaria vinculada à direção e velocidade dos ventos e à elevação da maré. Às 17h, o vento na Lagoa dos Patos mantinha-se em 5 nós (aproximadamente 15 km/h), não representando ameaça. “À noite, a maré geralmente sobe. Se houver aumento do vento, a água poderá trazer transtornos maiores”, pontuou.

A Defesa Civil vistoriou, na tarde desta quarta-feira, todos os locais de risco. A Coordenadoria avisa e pede à população para que não espere a água invadir suas casas. Ao notar que o volume está subindo, o morador deve entrar em contato imediatamente com a unidade, que estará em prontidão 24 horas, pelo telefone 153. 

Tags

são gonçalo, lagos dos patos, água, elevação, doquinhas, pontal da barra, z3, alerta, defesa civil

Carregando 0%
Carregando 0%