ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Saúde promove 9º Encontro Materno Infantil nesta manhã

Evento destina-se à capacitação de profissionais que atuam na rede municipal

Por Salvador Tadeo – MTB 7353 23-05-2019 | 10:55:56

O auditório da Escola Técnica Estadual João XXIII abrigou, na manhã desta quinta-feira (23), o 9º Encontro Materno Infantil, promovido pela Secretaria de Saúde (SMS) com a meta de capacitar profissionais que atuam na rede municipal. O evento também serviu para divulgar os dados dos óbitos fetais e infantis do município.

“Precisamos olhar muito para os indicadores e números que serão apresentados, e quanto a gente precisa se preocupar para que eles se mantenham baixos”, ressaltou o secretário de Saúde, Leandro Thurow. Para ele, como a quantidade é relativamente pequena, um caso a mais já dispara o indicador. “Temos de estar alertas e entender o que está acontecendo para que continuem caindo em Pelotas”, observou o gestor titular da pasta municipal.

Secretário de Saúde, Leandro Thurow falou sobre queda dos óbitos fetais e infantis – Foto: Igor Sobral

A enfermeira Aline Machado Silva, da Comissão Organizadora do encontro, destacou alguns fatores de risco que se evidenciaram nos óbitos infantis: infecção do trato urinário, trabalho de parto prematuro, malformações congênitas, parto gemelar, hipertensão gestacional e Diabetes Melittus na gravidez, entre outras.

Promoção do Núcleos de Atenção à Saúde da Mulher e à Saúde da Criança, e do Comitê Municipal de Investigação de Óbitos Infantis, Fetais e Mortes Maternas – Fotos: Igor Sobral

Outra atividade, a cargo do Núcleo de Atenção Saúde da Criança e Saúde da Mulher, foi a apresentação dos dados sobre Mortalidade Infantil, Materno e Fetal. A enfermeira Denise Bermudez fez explanação acerca da "Puericultura na Atenção Básica, uma abordagem interdisciplinar".

Logo após, o médico do Programa Mais Médicos, Cristofer Magro, focou a exposição na atuação no Estratégia de Saúde da Família, e a médica neonatologista, professora da Escola de Medicina UCPel e responsável técnica da UTI Neonatal e UTI Pediatrica do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Márcia Andersson, esclareceu dúvidas referentes à "Pós-alta hospitalar do recém-nascido prematuro".

O 9º Encontro Materno Infantil é uma realização da Secretaria de Saúde por meio dos Núcleos de Atenção à Saúde da Mulher e à Saúde da Criança, e do Comitê Municipal de Investigação de Óbitos Infantis, Fetais e Mortes Maternas (Comai).

rede municipal, saúde